quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ingestão de nutrientes é fundamental para o envelhecimento




Com o avanço da idade, os sinais do tempo são visíveis em nosso corpo. Por isso é importante ficarmos atentos para os fatores relacionados à saúde e a vitalidade. Entre os cuidados que são essenciais, a boa nutrição deve ser uma preocupação para quem já sente os efeitos do envelhecimento.

Não são apenas as áreas externas do nosso corpo que se modificam com o passar dos anos. O processo de envelhecimento afeta todas as células do organismo, correndo o risco de exercer efeito negativo sobre o consumo de alimentos, o que acarreta um risco nutricional, pois as células ligadas a digestão, absorção e assimilação dos componentes têm sua eficácia diminuída. 

Alguns estudos comprovam que o individuo com baixa nutrição, decorrente da pouca ingestão de proteínas e da queda da energia, apresentam queda da força e da massa muscular. Por isso, é importante manter uma dieta com a ingestão adequada de nutrientes para manter as condições vitais. O cálcio e a vitamina D, por exemplo, são importantes para a eficácia do metabolismo ósseo e devem ser reforçados nesta fase.

As consequências da má nutrição são diversas: osteoporose, perda da massa muscular, chegando a perda da capacidade de praticar exercícios e realizar funções simples como abotoar a camisa.

Pensando nisso, o Ministério da Saúde elaborou o guia “Dez Passos para uma Alimentação Saudável para Pessoas Idosas”. Confira algumas das recomendações:

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!
- Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
- Consuma diariamente, pelo menos, três porções de legumes e verduras.
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
- Consuma diariamente três porções de leite e derivados.

Fonte: Nestlé

Nenhum comentário: