quarta-feira, 8 de maio de 2013

Saiba como recomeçar a vida profissional aos 60 anos




O aumento da expectativa de vida associado a valorização do profissional mais experiênte pelas empresas pode significar um recomeço profissional para muitas pessoas. Este cenário é propício para as novas oportunidades e quem quer agarrá-las deve estar preparado.

Algumas atitudes relacionadas a comportamento e estilo de vida foram sugeridos pela psicóloga Márcia Luz, coach executiva e pessoal, em entrevista ao site “Coisa de Velho”. Além de ter o currículo preparado para as exigências do mercado, ela dá dicas importantes como a importância de manter a alma jovem e da atualização constante do profissional.

Confira as 10 dicas para quem quer se recolocar no mercado aos 60 anos e amplie as suas chances:

1- Prepare o seu currículo
Ele não precisa ser extenso. Restrinja-se às informações mais relevantes em termos de carreira, escolaridade e principalmente mostre de que forma você pode contribuir para a sociedade.

2- Busque entrevistas
Busque obter uma entrevista na empresa que está interessado. Eles precisam saber que você existe. Mostre o seu valor. Atitude pró-ativa impressiona e desbanca o conhecimento o tempo todo.

3- Rede de contatos
Avise seus contatos que está à disposição para novas empreitadas. O mercado precisa de pessoas experientes e de confiança para assumir funções estratégicas.

4- Volte a estudar
No mundo do conhecimento, essa opção precisa ser uma constante. Descubra cursos em suas áreas de interesse. E pode ser algo muito diferente do que você faz hoje. Procure identificar o que gosta de fazer, quais são seus hobbies. Lembre-se que sempre é possível  começar uma nova carreira do zero.

5- Utilize a internet como aliada
Na rede você pode encontrar oportunidades, fazer novos contatos, descobrir novos caminhos. Experimente a rede do Linkedin, que funciona muito bem para troca de experiências profissionais.

6- Mantenha a alma jovem
As pessoas envelhecem não porque os anos passam, mas porque enrijecem o próprio espírito.

7- Concilie trabalho e lazer
A passagem dos anos deve ter trazido sabedoria e você provavelmente já aprendeu que existe o caminho do esforço e o das escolhas sensatas. Trabalhe de maneira focada e prazerosa.

8- Pense no próprio negócio
Avalie a possibilidade de criar seu próprio negócio. No entanto, prepare-se para isso: estude o mercado, faça cursos, solicite orientações ao Sebrae, por exemplo, e monte seu plano de negócios detalhado.

9- Treine a flexibilidade TREINE A FLEXIBILIDADE
Não parta do pressuposto de que sua colaboração para a empresa é mais valiosa do que as gerações que estão chegando. Cada uma traz sua própria riqueza e saber transitar entre cada um dos mundos é valiosíssimo, pois denota inteligência emocional.

10- Aceite trabalhos temporários
Ao ingressar numa empresa, você pode mostrar o seu valor e, assim, obter novas oportunidades.

Fonte: Coisa de Velho

Nenhum comentário: