segunda-feira, 20 de maio de 2013

Acidentes domésticos são responsáveis por 30% dos atendimentos a idosos





Estima-se que 30% dos pacientes que dão entrada em pronto socorros sejam idosos. Destes, boa parte tem origem em acidentes domésticos, que também estão entre as maiores causas de morte na terceira idade. 

Para que este cenário mude, diversos cuidados são necessários para que o idoso não se prive de sua independência, o que inclui a locomoção e a segurança dentro de casa. Por isso, algumas adaptações são necessárias nos cômodos, a fim de evitar acidentes.

Confira dicas para diferentes ambientes:
Sala: Portas de correr são mais fáceis de abrir e as mais largas (80 cm) permitem a passagem de cadeira de rodas. Retire mesas de centro do ambiente e fixe os tapetes ao chão para evitar tombos e escorregamentos. A altura ideal do sofá é de 45 cm.

Quarto: Portas de armário devem ser leves e com maçanetas do tipo alça ou alavanca. Deixe um interruptor ou abajur próximo à cama. Fixe a mesa de cabeceira no chão. A altura da cama deve permitir que o idoso consiga se sentar nela e colocar os pés no chão.

Corredor: A iluminação deve ser intensa e regular em toda a casa, principalmente no trajeto entre a cama e o banheiro. Interruptores devem estar a uma altura de pelo menos 1m do chão.

Cozinha:  A cor do piso deve contrastar com a cor dos móveis e da parede. Deixe mantimentos em uma altura de fácil alcance. Bordas da pia e da bancada devem ser arredondadas.

Banheiro: Escolha piso de material cerâmico antiderrapante. No box, coloque banco com barras de apoio e chuveiro com altura ajustável. Em vez de saboneteiras, use recipiente para sabonete líquido preso à parede. Instale barras de apoio ao vaso sanitário (se necessário aumente a altura do vaso).

Fonte: Coisa de Velho

Nenhum comentário: