terça-feira, 30 de abril de 2013

Envelhecimento da população latino-americana aumenta número de mortes por câncer




A população latino-americana está envelhecendo e, consequentemente, aumentando, o que provocará um crescimento no número de mortes por câncer. É o que diz um estudo realizado por especialistas da doença e publicadas na revista “Lancet Oncology”. De acordo com os dados apresentados, em 2020 mais de 100 milhões de pessoas estarão com mais de 60 anos e, em 2030, o câncer deve matar cerca de 1 milhão de latino-americanos por ano.

A incidência da doença na América Latina não é tão grande quanto em regiões desenvolvidas como a União Europeia e os Estados Unidos, porém a taxa de mortalidade é mais alta, motivo de grande preocupação para os especialistas. Na América Latina, 59% dos pacientes com câncer morrem, número que cai para 43% na União Europeia e para 35% nos EUA.

Mas como combater? É preciso focar em ações voltadas para a prevenção de doenças em suas diferentes formas. As principais causas do câncer na região está relacionada ao sedentarismo, a obesidade e ao envelhecimento. Além disso, a fumaça liberada pelo uso de lenha na cozinha e no aquecimento ainda é um importante causador de câncer, assim como a bactéria H. pylori, encontrada em locais onde os alimentos não são devidamente refrigerados. 

Outros fatores de risco são o álcool e, principalmente, o tabaco. Agentes infecciosos como vírus do papiloma humano (HPV) e o vírus da hepatite B também estão entre os fatores de risco registrados pelo estudo.

Os hábitos saudáveis e a preocupação com a qualidade de vida devem ser constante e começar cedo. Mesmo quando achamos que não dá mais tempo de mudar, podemos sim viver melhor e de forma saudável. Tenha sempre em mente que os cuidados investidos hoje serão sentidos ao longo da sua vida e evitarão doenças graves como o câncer. Cuide de você! Pratique exercícios, consulte um médico e busque o bem estar. 

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Nenhum comentário: