quarta-feira, 3 de abril de 2013

Governo lança diretriz para tratamento de autistas





O dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem o objetivo de dar destaque a doença e alertar sobre sintomas e tratamentos. Diversos monumentos ao redor do mundo foram iluminados com a cor azul para alertar sobre a importância do conhecimento sobre o assunto. 

Neste ano, o Ministério da Saúde aproveitou a data para lançar a Diretriz de Atenção à Reabilitação da pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)que trará pela primeira vez uma tabela com indicadores do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para que médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer uma identificação precoce do autismo em crianças de até três anos. A ideia é que no futuro esse material seja simplificado, para que as próprias famílias possam ajudar nesta identificação. 

No Brasil, os portadores de autismo representam 1% da população brasileira, segundo o próprio Ministério, que, até então, recorriam a ONGs ou serviços de saúde mental em busca de ajuda. . A medida foi adotada pensando nesta parcela, que poderá recorrer ao sistema público para atendimento.

Após o diagnóstico, inicia-se o tratamento na Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência. Os casos mais simples serão encaminhados para os Centros Especializados de Reabilitação (CER) do SUS, enquanto os mais graves terão acesso a tratamento em centros específicos. Atualmente existem 22 CER em construção no Brasil, outros 23 em habilitação e 11 convênios de qualificação para que entidades que já funcionam, passem a funcionar como CER.

O primeiro passo é o diagnóstico, que deve ser acompanhado pelo tratamento correto. Mas os cuidados não param por aí. A presença a e a constante ajuda dos pais contribuem para o desenvolvimento da criança. A socialização é muito importante e contribui para a qualidade de vida e bem estar do autista.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Nenhum comentário: