quinta-feira, 10 de junho de 2010

Terceira idade e o mercado de trabalho

Aos poucos, a sociedade vem se adequando à realidade de que não é mais jovem como há alguns anos. Agora, também o mercado de trabalho vem tomando consciência da importância dos profissionais mais maduros para o desenvolvimento das empresas. Pelo menos é o que demonstra levantamento do Ministério do Trabalho, que constatou aumento de 28,43% na contratação de trabalhadores acima dos 50 anos, na região metropolitana de São Paulo. Foram mais de 33 mil profissionais desta faixa etária contratados no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2009.

Independente das razões para o fenômeno, pois é incontestável a recuperação econômica em praticamente todos os setores da economia, também não há dúvidas de que há uma mudança de paradigma das empresas. Enfim, começa-se a enxergar a necessidade da valorização da experiência e da responsabilidade dos profissionais na terceira idade, não só como coadjuvantes em tarefas muitas vezes ‘lúdicas’, mas, também, como promotores dos projetos em capacitação e treinamento.

Concordo que o mercado está a exigir trabalhadores com este perfil e o que defendo é que também o poder público participe deste processo, incentivando as empresas a contratarem pessoas menos jovens. É preciso avançar na legislação – incentivos fiscais, entre outras ações que proporcionem às empresas oportunidades para atenderem à demanda do mercado neste momento. É nisso que acredito e não podemos perder esta ocasião de inserir os idosos no processo de crescimento do Brasil.

2 comentários:

Aristides Cristale, de Copacabana disse...

Realmente algumas empresas estão chamando antigos funcionários aposentados para voltarem ao batente. Mas ainda falta o salário acompanhar o dos trabalhadores já contratados. será que isto é legal?

Anônimo disse...

Gostaria de ter informações sobre quais são os tipos de postos de trabalho que se oferecem hoje à pessoas da terceira idade. Existe algum canal que informe quais são as oportunidades oferecidas,uma especie de "classificados"?