segunda-feira, 14 de junho de 2010

Delegacia do Idoso: uma grande conquista, um grande orgulho

Nesta terça-feira, 15/06/2010, Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, o Rio de Janeiro, município com a maior proporção de idosos do País, verá nascer um marco definitivo de respeito a esta parcela da população. Será inaugurada a nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade (DEAPTI), na Rua Figueiredo de Magalhães, ao lado da estação Siqueira Campos, em Copacabana, às 10h.

No processo político de conquista deste espaço, posso afirmar aos quatro ventos ter sido peça chave. Sempre estive ao lado da guerreira Catarina Noble, titular desta Delegacia, desde que ocupei a presidência da Comissão do Idoso na Câmara dos Vereadores do Rio. Posso, agora, dizer, finalmente, que estou realizada. Mais que a concretização de um sonho, é uma grande conquista, da qual sempre terei um imenso orgulho. Fruto do trabalho sério e engajado de pessoas, que, assim como eu, entendem a importância daqueles com mais de 60 anos para a nossa sociedade.

A nova DEAPTI tem uma área total construída de 364 m², distribuídas em dois pavimentos. A novidade desta unidade foi a implantação de elevador, além de um ambiente reservado ao repouso das pessoas idosas – que sofreram algum tipo de violência –, até o momento do registro da ocorrência. Há computadores conectados à central de dados do programa Delegacia Legal, além de impressoras, scanner e câmera. A delegacia é composta por setor de investigação preliminar e de seguimento, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, como também adaptações para portadores de deficiências.

Longa vida à DEAPTI! Longa vida à Drª Catarina! Longa vida aos idosos do Rio!

Nenhum comentário: