terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sem tabu: sexo na terceira idade é normal


O sexo na terceira idade ainda é tabu para muitas pessoas, porém, quando se é saudável, a medicina não faz recomendações contra a prática. Muitos desconhecem a informação, mas, mesmo na melhor idade, o desejo sexual é normal, não se modifica com o envelhecimento. Por isso, acredita-se que a perda do desejo é normal e não procuram ajuda para modificar a situação.

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, criou o ProSex – Programa de Estudos em Sexualidade. O projeto reúne diversos profissionais da saúde, como psiquiatras, psicólogos, ginecologistas, urologistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, dedicados ao ensino, pesquisa e atendimento em todas as áreas que envolvem a sexualidade. Um dos temas trabalhados pela equipe é o sexo na terceira idade.

Antes, com a chegada da menopausa praticamente no final da vida, não havia a preocupação com o assunto, contudo, hoje em dia, a mulher pode viver nessa condição durante praticamente a metade da vida, procurando ajuda para continuar ativa. No entanto, quem mais se preocupa com a questão é o homem. Das pessoas do sexo masculino que procuram o programa, dois terços são idosos, enquanto que, em relação as mulheres, a terceira idade representa um terço.

Hoje em dia, com a expectativa de vida cada vez maior, o idoso demonstra interesse em manter-se sexualmente ativo. A melhora da qualidade de vida também influencia nessa questão, pois a pessoa sente-se bem e disposta até mesmo em idades avançadas.

Não tenha vergonha ou medo, procure um médico se precisar de ajuda! Viva a melhor idade sem abdicar do desejo sexual com seu parceiro.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Fonte: Coisa de Velho

Nenhum comentário: