quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dia Mundial da Osteoporose quer conscientizar sobre o combate


O dia 20 de outubro é considerado o Dia Mundial da Osteoporose, criado com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de combate à doença. A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea, com consequente enfraquecimento e fragilidade do osso, aumentando o risco de fraturas, mesmo após pequenas quedas e traumas.

De acordo com as estatísticas da Sociedade Britânica de Osteoporose, uma em cada quatro mulheres, após a menopausa, têm osteoporose e uma a cada cinco mulheres que já tiveram fratura sofrerão outra fatura em menos de um ano. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm a doença e, no mundo, esse número chega a 200 milhões.

O diagnóstico pode ser feito precocemente e com precisão através de um exame chamado densitometria óssea. Enquanto com o raio-X somente podemos detectar a osteoporose quando já há perda de 30% da massa óssea, com esse exame podemos detectá-la quando há perda de menos de 1%.
Muitas vezes, a osteoporose se manifesta clinicamente através de fraturas. Dores e diminuição de altura, entretanto, também podem estar associadas à doença. Os principais fatores de risco são: ser mulher; ter pele e/ou olhos claros; ser baixa e/ou magra; quem não toma leite ou ingira pouco alimento com cálcio; quem não faz exercício físico; quem toma pouco sol; quem tem parente com a doença; quem sofre de asma (bronquite), artrite ou alergia; fumantes; quem bebe muito café e bebida alcoólica; quem tem menopausa precoce por cirurgia ou não; quem usa antiácidos, anticonvulsivantes, certos diuréticos, heparina e/ou corticóides; e quem tem problema de tiroide.

Para prevenir e tratar faça exercícios físicos regularmente e aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Além disso, os hormônios podem ter um papel muito importante na reconstrução e na prevenção da perda da massa óssea. Assim, a reposição hormonal pode ser realizada com hormônios similares aos naturais ou por fitoterapia.

Fonte: CREB


Nenhum comentário: