quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Perda auditiva pode causar tristeza e depressão



A perda da audição é uma das maiores dificuldades enfrentadas por um idoso. Além dos problemas comuns, este mal pode causar o isolamento do indivíduo do convívio com familiares e amigos. Consequentemente, a deficiência auditiva pode levar a tristeza e a depressão e, até mesmo, fazê-lo perder o interesse por atividades que sempre realizou ao longo da vida por não conseguir entender o que os outros dizem e interagir com o mundo ao redor.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, foi possível constatar na prática essa triste realidade. Um estudo realizado com idosos confirmou que há uma correlação entre perda de audição não tratada e problemas de saúde física, emocional e mental na terceira idade.

De acordo com os resultados, dos idosos que tinham perda auditiva não tratada, 32% haviam sido hospitalizados e 36% deles tinham uma probabilidade  maior de sofrer danos e doenças nos dez anos seguintes. Eles também eram 57% mais suscetíveis a sofrer estresse profundo, depressão ou mau humor.

Por isso, a perda auditiva não pode ser tratada como algo irrelevante, mas como uma questão de saúde pública. Na maioria das vezes, a esta diminuição da audição ocorre por razões naturais em virtude do tempo. No entanto, a dificuldade em procurar ajuda, ocorre por vergonha e constrangimento. O melhor a fazer é trazer o problema à tona e tratar. Em muitos casos, o uso de aparelhos auditivos, resulta em melhoras significativas na autoestima e na qualidade de vida do idoso.

Cuidando da audição, será possível voltar a apreciar os simples prazeres da vida como ouvir uma música, acompanhar as novelas, o noticiário na TV, conversar com amigos e parentes, enfim, tudo aquilo que é importante para o idoso se sentir estimulado para a vida. Os familiares devem ficar atentos e colaborar para que o primeiro passo seja dado, ajudando os mais velhos a procurar logo uma ajuda médica.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil


Fonte: Coisa de Velho

Nenhum comentário: