quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rio de Janeiro ganha secretaria estadual para a terceira idade





A possibilidade de ter desenvolvido a gestão pública de qualidade para os idosos do Município do Rio de Janeiro, o resultado destes quatro anos de trabalho à frente da SESQV, a atual e crescente procura da população pelo envelhecimento ativo e o significativo aumento da população idosa, ressaltam a importância que está sendo dada à questão do envelhecimento com qualidade de vida.
Prova disso é a mais recente Secretaria Estadual do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro. Criada em 2013 e liderada pelo deputado estadual petebista, Marcus Vinícius (Neskau). A parceria entre o Município e o Estado do Rio levará a política do envelhecimento ativo para mais de dois milhões de idosos dos 91 municípios do Rio. É muito gratificante poder vivenciar a expansão do nosso trabalho.

Em entrevista ao portal “A Voz da Serra” o secretário ressaltou a importância de oferecer serviços públicos de qualidade para a população que mais cresce no país. “O índice de envelhecimento da população brasileira está acima da média mundial. Segundo o IBGE, em dez anos, passamos de 15,5 para 23,5 milhões de pessoas na terceira idade. Em 2011, já havia uma pessoa acima dos 60 anos para cada duas menores de 15 anos. Neste cenário, é claro perceber a necessidade de trabalharmos com muita responsabilidade e carinho diversas ações para nossos idosos”.

Entre as medidas imediatas estão a expansão do projeto das Academias da Terceira Idade, as ATI’s, e o combate à violência contra a pessoa idosa. Neste sentido, a nova secretaria vai trabalhar em conjunto com delegacias de polícia especializadas para atender crimes contra idosos, prevenir estes atos em fim, garantir segurança e proteção dos direitos das pessoas da terceira idade. 

Outro projeto que será expandido do nosso Município para todo o nosso Estado é o projeto das Casas de Convivência, pois a socialização na terceira idade é muito importante e faz bem para a saúde e a mente.


Esta é mais uma excelente notícia para os idosos de todo o Rio de Janeiro.

Um abraço,

Cristiane Brasil

Nenhum comentário: