quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mercado de trabalho abre as portas para aposentados





O mercado de trabalho oferece novas oportunidades para profissionais que já estão aposentados. Diante da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, muitas empresas estão resgatando antigos funcionários para assumir cargos de confiança, pois conhecem e reconhecem esta necessidade.  

Entre os fatores que atraem os profissionais está o valor oferecido para o retorno ao trabalho. Além disso, no Brasil, muitas pessoas se aposentam cedo, por volta dos 55 anos e com plenas condições de continuar a exercer as suas funções. Outro ponto que favorece o retorno ao trabalho é a queda brusca do orçamento familiar na hora da aposentadoria. Assim, a proposta de trabalho é uma excelente opção para complementar a renda.

Há ainda casos de pessoas que se aposentaram e nem chegaram a parar de trabalhar, acumularam o benefício ao salário recebido. De acordo com o IBGE, o número de aposentados que continuam trabalhando passou de 3,3 milhões no ano 2000 para 5,4 milhões, o que representa um aumento de 60%.

Este é um fenômeno recente no Brasil que ocorre principalmente nas áreas de engenharia civil, mecânica, eletrotécnica, administração de empresas e vendas. Na maior parte dos casos o perfil do profissional que regressa à empresa corresponde a uma pessoa com média de idade de 68 anos, curso superior completo e pertencente à classe média. 

Além de tudo, os mais velhos têm muita experiência para transmitir aos jovens profissionais. Desta forma, este novo cenário representa uma valorização do trabalhador da melhor idade e reafirma que nunca é tarde para voltar ao trabalho.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Nenhum comentário: