quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pesquisa relaciona sedentarismo com doenças crônicas

Três em cada 10 brasileiros sofrem com algum tipo de doença crônica, o que corresponde a 59,5 milhões de pessoas em todo o país, segundo constatou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada quarta-feira, feita em parceria com o Ministério da Saúde. Do total de casos de doenças crônicas diagnosticados em 2008, 14% eram casos de hipertensão, e 13,5% de problemas na coluna ou nas costas, doenças evitáveis e relacionadas, principalmente, ao sedentarismo. A pesquisa registrou um percentual de mulheres (35,2%) com doenças crônicas superior ao de homens (27,2%).
Os dados fazem parte do suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008. Foram entrevistadas mais de 190 mil pessoas, de todas as faixas etárias e classes econômicas, com dados das cinco regiões do país.
Pela primeira vez, o Pnad incluiu na pesquisa uma investigação sobre as atividades físicas praticadas no cotidiano da população. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática regular de exercícios é fator importante de proteção à saúde, e traz melhorias na pressão arterial, diabetes, perfil lipídico, artrose, osteoporose e função neurocognitiva. O IBGE constatou, entretanto, que apenas 10,2% dos brasileiros são considerados “ativos no lazer” pelos critérios da OMS, ou seja, praticam atividades físicas de alto impacto com duração de 20 minutos ou mais, três vezes por semana, ou exercícios físicos de baixo impacto durante pelo menos cinco dias semanalmente, com duração diária de pelo menos 30 minutos.
Fonte: JB

Nenhum comentário: