segunda-feira, 12 de abril de 2010

Estudo prova que idosos são mais sábios que jovens

A ciência comprovou o que há muito se diz: pessoas de mais idade são mais sábias e sabem administrar conflitos humanos. Pelo estudo, os idosos são mais capazes de administrar conflitos e aceitar diferenças.
Segundo a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, não se trata de quantos fatos uma pessoa conhece ou da capacidade de operar um controle remoto universal, mas da capacidade de lidar com desentendimentos. Os mais velhos têm maior probabilidade, na comparação com jovens e pessoas de meia-idade, de perceber que os indivíduos podem ter valores diferentes, reconhecer incertezas, aceitar que as coisas mudam e reconhecer outros pontos de vista.
De acordo com um dos autores, Richard Nisbertt, “o efeito da idade na sabedoria se mantém em todas as classes sociais, níveis de educação e de QI. Houve uma grande vantagem dos velhos sobre os moços nesse caso”.
Ao todo, 247 pessoas foram avaliadas. Elas receberam relatos fictícios e fizeram uma estimativa de qual seria o resultado. As respostas foram avaliadas com base em critérios de busca por um acordo, flexibilidade e solução para o conflito apresentado.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário: