quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia do Idoso

Hoje, Dia do Idoso, e a mensagem é para os jovens e os não tão jovens. Saibam que a juventude não é eterna, mas a jovialidade, sim, e deve estar nos corações e mentes de todos nós. Sabemos que a ação do tempo nos impõe rugas, mas também nos garante sabedoria. E o respeito a estas verdades absolutas deve servir de alicerce para quem almeja vida longa e saudável. Pois, a partir desta constatação, é possível atentarmos mais para a qualidade de vida que levamos.

Portanto, além dos avanços jurídicos e socias de proteção ao idoso, destaco que a conscientização de que o País não é mais jovem, constitui-se no fator fundamental para aprofundar transformações na sociedade, com políticas mais adequadas a esta realidade. E sociedade e Poder Público são os atores principais e necessários a implementar estas mudanças.

Tem sido assim aqui no Rio de Janeiro, onde a prefeitura desenvolve política de estado em projetos de prevenção à saúde e de qualidade de vida dos cidadãos, abrangendo áreas de educação, saúde e de assistência social. Na educação, procuramos introduzir na grade curricular das ecolas matérias sobre sobre o processo natural do envelhecimento, entre outras. Na saúde e assistência social, projetos de prática esportiva e qualidade de vida, como Academia da Terceira Idade (ATI) em praças e postos de saúde.

Tudo isso ainda é pouco, sabemos. Mas, com apoio da sociedade, que se deu conta da necessidade da importãncia de se levar uma vida com qualidade, é possível, num espaço curto de tempo, resgatar ainda mais a dívida que temos para com a população idosa, que é a que mais cresce na sociedade.

2 comentários:

Geroge Moreira disse...

concordo que para se resolver um problema é preciso antes reconhecer que temos um problema. e a sociedade reconhecendo que está mais madura, vai obrigar as autoridades a tomar providências.

Anônimo disse...

Dia do Idoso é dia do esquecido. esquecido das autoridades, principalmente, que não faz por onde melhorar a vida para os mais velhos. Transporte e atendimento médico, velhos e jovens sofrem. Elizabeth Menezes, de Campo Grande.