terça-feira, 20 de outubro de 2009

Longevidade biônica

Vejam que notícia interessante da Veja, que reproduzo abaixo, dando conta dos avanços da ciência pela longevidade, bem de acordo coma realidade atual de que o mundo está cada vez mais idoso.

'Muitos sonham em poder chegar aos 100 anos de idade, mas poucos levam em conta o preço que se paga por isso: uma saúde geralmente debilitada. Cientistas britânicos agora pretendem acabar com essa associação, em um projeto milionário de biotecnologia que promete dar "50 anos ativos após os 50".

A iniciativa de 50 milhões de libras foi lançada na segunda-feira pelo Instituto de Engenharia Médica e Biológica da Universidade de Leeds, a maior unidade de bioengenharia da Grã-Bretanha, com o objetivo de responder ao aumento da expectativa de vida mundial. O foco será no desenvolvimento de aparelhos médicos e terapias de regeneração capazes de garantir a qualidade de vida dos idosos.

Entre as inovações anunciadas pela equipe, estão válvulas cardíacas vitalícias e imunes à rejeição do organismo. Para isso, os cientistas irão usar válvulas humanas doadas, cujo código genético será totalmente eliminado. Elas serão então implantadas no corpo do paciente, que deverá preenchê-las com seu próprio DNA. A tecnologia também poderá ser usada na produção de cartilagem e pele para vítimas de queimaduras.

No Brasil, 40 pacientes tiveram novas válvulas cardíacas implantadas com sucesso. "De quatro anos para cá, elas não foram rejeitadas", disse Eileen Ingham, vice-diretor do instituto, segundo o jornal The Guardian. Os pesquisadores esperam desenvolver dez novos produtos nos próximos cinco anos.'

Um comentário:

ALZIRA NUNES disse...

O PROBLEMA VAI SER O CUSTO. SERÁ QUE NOSSA SAÚDDE PÚBLICA UM DIA TERÁ COMO BANCAR??????????????