quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gripe suína, desafio para todos

Apesar do aumento de números de mortes por causa da gripe suína, cabe às autoridades tomar as providências necessárias no sentido, primeiramente, de fazer com que a população não se sinta desprotegida. Sabemos das dificuldades dos sistemas públicos de saúde, mas a inação incentiva o sentimento de desamparo, o que pode contribuir para o pânico. É isto que precisamos evitar.
Aqui no Rio, está havendo uma união de esforços entre Estado e Município para um atendimento preferencial, abrindo espaços exclusivos em unidades de saúde destinados aos casos mais graves da doença. Além disso, unidades volantes da prefeitura procuram abastecer a população de informações necessárias à prevenção.
O mais importante neste momento, em que os números da doença não são favoráveis, é evitar fomentar insegurança junto à população. A sociedade deve perceber que as autoridades não estão paralisadas. Porém, sabemos que, para este objetivo, rapidez na implementação de ações concretas é a única forma de passar segurança para a sociedade. Estas ações devem vir acompanhadas também de muita visibilidade. Para tanto, campanhas educativas devem ser implementadas.

7 comentários:

Orlando Gávea disse...

O grande problema é que estão mentindo para apopulação em afirmar que a gripe é apenas uma virose. não é, e as autoridades sabem. só naum podem admitir por motivos obvios!!!!

ROSEANE DANTAS disse...

ola Cristiane , eu tambem acho que deveria ser resolvido este problema mas o ministério da saude precisa ser mais energico quanto a essea questão sanitária.saude em primeiro lugar.

Anônimo disse...

depoi da dengue, agora a gripe suina. depois vem a da galinha, a do avestruz, a do pato e assim a gente vai morrendo. bons tempos aqueles da simples gripe humana. será que tão misturando osa virus pra matar o povo?

Cristina Oliveira disse...

concordo com anonimo, assim como a Aids, essa gripe é fabricada em laboratório e botam a cuklpa na pobre da galinha, é mole?

Cristina Oliveira disse...

ou melhor, da porca!!!!

Anônimo disse...

o tempo da prevenção já passou, agora a população precisa de atendimento médico, o que não temos.

Carlos Frederico disse...

Entao, como se explica estar ocorrendo mortes de um dia pro outro, d gente jovem, cheia de vida, como foi o caso daquela menina de 15 anos, que morreu dentro do avião.