quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nova enquete sobre pedras portuguesas

A partir de hoje, está no ar neste Blog uma nova enquete, em que pergunto a você, internauta, se acredita serem as pedras portuguesas um tipo eficiente de calçamento. Não se pode negar a beleza delas, seu encanto decorativo, seja em pisos de casas, lojas, portarias de edifícios, ou até mesmo em paredes (como já vi em algumas residências e restaurantes, por exemplo), mas e nas ruas de nossa cidade, as pedras portuguesas oferecem a segurança e a estabilidde de que as pessoas precisam para circular a pé?

2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade o problema não está no calçamento com as pedras, está na sua conservação e reparo.
Sou de uma cidade em que as pedras portuguesas eram até pouco tempo o calçamento de 70% das vias e obrigatorio. De uns anos para cá essa obrigatoriedade acabou por uma lei aprovada (diga-se por pessoas inesperientes e que simplesmente passarão pelo posto de vereador e nunca mais irão retornar e o estrago estará feito). A sua manutençao tem que ser feita por pessoas que conhecem esse tipo de calçamento e não por aventureiros, tem toda uma preparação para isso , desde o leito do assentamento, a colocação e o seu rejuntamento (que seria a etapa mais importante), os habilitados para isso quase não mais existem e geralmente são executados por pessoas desqualificadas e quase sempre os que fazem "bicos". Pedra portuguesa é uma arte em seu assentamento, pessoas que desconhecem essa beleza e durabilidade, falam e escrevem besteiras, principalmente por profissionais formados recentementes (engenheiros e arquitetos) e que nunca tiveram sequer contato com esse tipo de "piso" . Posso garantir que a degradaçao do piso cimenticio em relaçao a pedra portuguesa seria na proporção de 5x1.
Marco.

Anônimo disse...

Caro Marco, é justamente porque a manutenção deste tipo de calçamento demanda profissionais experientes, que conheçam o ofício, profissionais estes, como vc mesmo apontou, escassos hj em dia, q a manutenção das pedras é muito mais problemática e CUSTOSA que a substuição delas por um piso mais adequado e menos trabalhoso na questão da manutenção. A pergunta é: por que só o Rio de Janeiro insiste nisso quando as maiores e mais desenvolvidas cidades do mundo já viraram a página das pedras e partiram para um calçamento mais moderno e emais eficiente?