quinta-feira, 23 de abril de 2009

Barraco supremo


Impossível deixar de comentar o bate-boca, na seção de ontem (22/04), do Supremo Tribunal Federal, onde uma simples divergência de pontos de vista sobre um parecer jurídico quase levou às vias de fato dois doutos ministros da mais alta Corte do País.

Foi uma intensa troca de insultos só diferente dos que acontecem nos botequins pelo uso de pronomes de tratamento do tipo ' vossa excelência', e os contentores estavam trajados de capas pretas. Só faltaram sabres para o duelo. Tudo transmitido ao vivo pela TV e, não fosse isto, o barraco dos deuses passaria desapercebido por nós, simples mortais.


Mas, sem entrar no mérito da briga, o fato a destacar é a constatação de que nem a "liturgia do Supemo" foi capaz de inibir instintos naturais à pessoa humana, mesmo os mais primitivos, de pessoas que poderiam se achar estar acima do bem e do mal. Gente, todos somos humanos, filhos de Deus, e falíveis.


Porém , o que não podemos aceitar é que a soberba e egos - presentes em muitas instituições do Direito (cortes, procuradorias, polícias, entre outros) sobreponham à razão em prol da JUSTIÇA. Esta, sim, tem que ser preservada das ideologias demagógicas e das picuinhas midiáticas, que estão presentes nas ações transmitidas em forma de espetáculo em horário nobre.
Isto, no meu modo de ver, só tem ajudado a desmoralizar ainda mais o Judiciário, pois as decisões deveriam ser isentas das vontades pessoais e influências externas, mas o que temos visto é justamente o contrário.

A RACIONALIDADE é a cerne da Justiça e este conceito e sua CREDIBILIDADE não deveriam ser postos em dúvida pelo despreparo ou destempero de quem quer que seja, principalmente daqueles que deveriam zelar por esses valores. O povo não merece isto.

6 comentários:

Emerson de Miranda disse...

Ainda há muito o que descobrir por debaixo da toga. No judiciário é que estão as maiores falcatruas, mas que não são divulgadas. A Justiça só é cega para quem não pode pagar e corromper. Vergonha o que aconteceu. Emerson Miranda, sou advogado aposentado e moro em Copacabana.

Anônimo disse...

O QUE SE VIU FOI UMA DISCUSÃO IMORAL ENTRE DOIS "GANGSTERS" DO JUDICIARIO
JOAQUIM BARBOSA E GILMAR MENDES
AMBOS NÃO VALEM NADA

Aloisio Pereira disse...

Cara Cristiane, como disse, são humanos e sujeios às emoções, mas até para isto deveriam estar preparados. Pois, estão decidindo o futuro e a preservação da sociedade e da dmocracia.

Anônimo disse...

Cd povo tem o governo e a justiça que merece.

Aloisio Pereira disse...

Cara Cristiane, queria acrescentar que determinadas decisões dos ministros tem sido contrários aos interesses do país. Uma delas foi sem dúvida a que criou uma nação indígena dentro do territorio de Roraima. o que abriu um precedente perigoso para o Brasil e os brasileiros, que, como eu, patriotas, e não querem a divisão do país. Mais uma demonstraão de que muitos ministros decidem por ideologia ou partidos. Não estão preparados para decidir nossos destinos.

Anônimo disse...

Só pra completar o que disse o Aloísio pereira sobre decisões contrárias aos interesses do Brasil tomadas pelos sinistros do STF: li num jornal paulista que o mst já está com os dois pés na reserva indígena Raposa Serra do Sol, ajudando os "índios" a plantarem arroz. Foi o que este sisttros do supremo arrumaram. Deram munição pra bandidos. Roberto Almeida,