terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Carta ao Globo

Em relação ao artigo ‘Escolhas municipais’, de Luiz Garcia, na edição de O Globo 02/12, no qual faz considerações pessoais sobre o secretariado do prefeito eleito, inclusive com referência implícita ao meu nome para a secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, ressalto que um dos critérios anunciados pelo prefeito eleito Eduardo Paes para definir seus auxiliares mais diretos foi o da competência. Tenho certeza que a escolha deveu-se também a minha experiência à frente da Secretaria da Terceira Idade do município em 2003 e 2004.
Quanto àqueles que insistem em diminuir a causa do idoso, é só atentar para o que diz o próprio noticiário sobre o envelhecimento da população brasileira nestes últimos dias, inclusive, com dados do IBGE, para perceber a responsabilidade que o Poder Público deve ter para com esta realidade. Aliás, o noticiário também trouxe cenas fortes de maus-tratos a uma idosa pelos próprios familiares, num contra-ponto com referências jocosas à causa da Terceira Idade por comentaristas de plantão.
Sabemos que todo o esforço para mudar o comportamento das pessoas em relação aos idosos depende da conscientização da sociedade, que deveria parar de acreditar na propaganda da juventude eterna e cair mais na realidade da prevenção pela qualidade de vida, que é o que realmente nos garante uma vida longa, com saúde e mais independência.
Por fim, ressalto que aceito qualquer tipo de crítica, só não posso concordar com pré-julgamentos, principalmente, de quem deveria ser parceiro na luta contra discriminação pela idade
.

Um comentário:

Anônimo disse...

A mídia poderia prestar um papel social melhor se abrissem espaços para a causa da terceira idade, hoje vemos um desreipeito muito grande com nossos idosos e a matéria do jornal retrata bem isso. Vereadora sua luta não é só sua, e de uma sociedade que está envelhecendo e precisando de cuidados como o seu.

Um grande abraço,
Markos Andrade