quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Catarata e seus sintomas


A Catarata é uma doença causada pela opacificação do cristalino e surge com frequência na terceira idade. No entanto, muitos idosos ignoram os sintomas, aceitando a perda de uma parte da visão como consequência do processo de envelhecimento, em vez de procurar tratamento médico.

A catarata geralmente não causa dor, vermelhidão ou provoca lágrimas. Contudo, alterações de visão como a visão turva, visão dupla, sensação de filme sobre os olhos, entre outras, podem ser sinais da doença. A recomendação é que o paciente realize exames oftalmológicos regulares a partir dos 65 anos para monitorar o desenvolvimento da catarata e de outras doenças, como o glaucoma.

Quando diagnosticado, o paciente deve procurar tratamento e seguir as recomendações médicas. Caso contrário, também coloca em risco a sua própria integridade física por limitar a visão, correndo risco de provocar lesões causadas por quedas ou batidas em objetos, bem como danos psicológicos, como depressão e isolamento social. Além disso, as formas mais avançadas de catarata, deixadas sem tratamento, podem ser mais difíceis de serem reparadas.


A catarata é quase sempre tratável por meio de uma cirurgia, que pode ser extremamente necessária até para que o idoso realize atividades diárias mais simples. Quando completar as tarefas diárias torna-se um desafio, a cirurgia de catarata deve ser discutida com um oftalmologista. Idosos que desistem de executar tarefas normais, como ler, fazer exercícios físicos e dirigir o próprio carro devido aos sintomas de catarata devem saber que eles não precisam sofrer em silêncio, a cirurgia pode ajudar a recuperar a sua independência. 

Fonte: Coisa de Velho

Nenhum comentário: