segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Câmara aprova isenção de taxas de conselhos profissionais para idosos



A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou no último dia 28 o Projeto de Lei 600/11 que isenta os idosos (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos) do pagamento de contribuições e taxas devidas aos conselhos de fiscalização profissional.
De acordo com o projeto, o benefício só será concedido se o idoso exercer a atividade de forma esporádica e não for sócio de empresa que se dedique ao exercício da profissão fiscalizada. Para a relatora, essa regra restritiva é importante porque evita que os conselhos profissionais sejam onerados com a isenção. “Os idosos que exercem a profissão de forma esporádica são em número diminuto”, disse.
Segundo o projeto, que altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), os conselhos profissionais determinarão as condições que caracterizarem a ausência de exercício habitual de uma atividade.
Caso o projeto seja aprovado e vire lei, os conselhos e demais entidades de fiscalização profissional terão até seis meses para regulamentar a medida. A isenção vigorará após esse período.


Fonte: Coisa de Velho 

Nenhum comentário: