sexta-feira, 29 de junho de 2012

Saiba mais sobre a Osteoporose




A Osteoporose é uma doença que causa a diminuição da massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem ocos, finos e bastante sensíveis, tornando-os mais sensíveis a fraturas. Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem esta doença e as formas de manifestação mais comuns. Por isso, preparei este post para que você saiba mais sobre a Osteoporose e possa ajudar no tratamento de pessoas que tenham a doença.

- A doença age de forma silenciosa. Normalmente, o paciente só descobre quando há alguma fratura. O ideal é que sejam realizados exames preventivos para que ela não passe despercebida.

- A Osteoporose atinge na maioria mulheres, pois está ligado aos níveis de estrogênio do organismo. Durante a menopausa, os níveis deste hormônio caem bruscamente, incorporando menos cálcio aos ossos e tornando-os mais frágeis.

- Os fatores de risco são: raça branca, vida sedentária, menopausa, baixa estatura, fratura espontânea prévia e hereditariedade.

-O diagnóstico da Osteoporose se dá por meio da Densitometria Óssea. É indicado que as pessoas iniciem uma rotina de exames a partir dos 65 anos. Contudo, para mulheres dentro dos fatores de risco, a recomendação é que iniciem a partir da menopausa.

- Os locais mais atingidos pela Osteoporose são a coluna, o colo do fêmur, o pulso e as vértebras.
A prevenção da Osteoporose pode ser feita através da ingestão de cálcio, por meio de derivados do leite, vegetais verde-escuro, amêndoas e peixes. Uma dieta com Vitamina D também contribui para diminuição da incidência da doença. Além disso, é importante a exposição à luz, a prática de exercícios físicos, a não ingestão de álcool e não fumar. 

Nenhum comentário: