quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia da Água

Mesmo o planeta Terra sendo constituído em dois terços de sua superfície de água, a verdade é que apenas 0,008% deste total é potável, ou seja, apropriada para o consumo. Mas, a degradação e contaminação das fontes deste recurso natural essencial à vida, levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a instituir, em 22 de março de 1992, a Declaração Universal dos Direitos da Água, tornando-se esta data o Dia Mundial da Água.

O documento da ONU  foi resultado das discussões durante a Conferência Mundial do Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, a ECO 92, e aglutinou diversas medidas, estudos e sugestões para que sociedades e governos tomassem providências no sentido da preservação, tendo em vista a escassez crescente de água potável no mundo.

A necessidade de as cidades se adequarem a essa realidade ecológica, levou autoridades e poder público a implementarem projetos com o intuito de alertar a população para o uso racional da água no ambiente urbano, inclusive com respaldo legal. Por conta disso, aqui no Rio, consegui aprovar uma lei determinando que novas unidades residenciais, comerciais e industriais, com mais de 100m quadrados, sejam providas de redes coletoras e de armazenamento de água da chuva, onde este produto poderia ser utilizado em trabalhos de limpeza, por exemplo, deixando a água tratada para uso no preparo de alimentos e para higiene pessoal.

Lei ecológica, mais do que oportuna e fundamental, mas é apenas uma gota d’água, num oceano de necessidades em termos de conscientização social e pública pela manutenção deste recurso natural que, lembremos, é finito. E não tardará para que a água se transforme no principal insumo de sobrevivência dos povos. E o Brasil, como detentor de mais de 15% das reservas de água potável do planeta, deveria ser um dos principais indutores para a preservação. Enquanto isso não ocorre, reflitamos todos sobre se, no nosso dia a dia, estamos agindo no sentido de economizar água. Pense nisto.

Nenhum comentário: