sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Capacitação no turismo para terceira idade

Nestes tempos de cortes oficiais de investimentos, o incremento da indústria do turismo pode ajudar a contrabalançar eventuais perdas em outros setores produtivos. Afinal, não é novidade que o potencial turístico do Brasil é imenso, porém, sua exploração ainda é incipiente, pois temos problemas sérios de infraestrutura e também de atendimento ao visitante.

Neste particular, há um público fiel de viajantes, que há muito não tem uma atenção especial, embora sempre fosse merecedor. Me refiro ao turista da terceira idade, cujas estatísticas oficiais confirmam ser o tipo de cliente que mais viaja pelo Brasil e exterior. São excursões de grupos de idosos praticamente o ano inteiro para todas as regiões do País.

Porém, uma parceria entre a Prefeitura do Rio, o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav) dá o pontapé inicial para mudar esta realidade. Tráta-se do curso "Bem Receber o Turista da Melhor Idade no Rio de Janeiro", que estamos implementando por todo mês de fevereiro, visando à capacitação e ao treinamento de profissionais do turismo, abordando temas, como: "Cuidados de saúde, prevenção de quedas e acidentes com o turista da terceira idade"; "Receptividade e hospitalidade para o turista da terceira idade"; "Alimentação, transporte e entretenimento para a terceira idade".

A iniciativa é louvável,sim, e oportuna, pois estamos às portas de dois eventos mundiais, o de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e o Rio de Janeiro, como uma das cidades anfitriãs e sendo a capital da Terceira Idade, já que concentra o maior número de idosos entre as capitais do País, tem que ser exemplo no trato ao turista. E a prefeitura do Rio ciente dessa responsabilidade dá mais um passo nessa direção. São políticas públicas como esta, onde a capacitação profissional se insere, é que fazem com que o Rio de Janeiro continue merecendo o título de Cidade Maravilhosa. É para isto que estamos trabalhando.

Cristiane Brasil é secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: