segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

24 de Janeiro: Dia Nacional do Aposentado

24 de janeiro é o Dia do Aposentado. Atualmente, os festejos relativos à data ainda não são dos mais destacados entre as comemorações de nosso calendário. A situação, no entanto, tende a mudar. O aumento da proporção de idosos em nossa população é uma tendência irreversível e, por consequência, teremos, cada vez mais, aposentados. Assim, a relevância econômica fará com que esta data seja cada vez mais lembrada. Afinal, os aposentados dos tempos atuais foram a força propulsora do Brasil que, hoje, vemos se destacar em âmbito mundial.

Mas não vamos nos prender ao lado mais racional deste Dia. O que devemos reforçar é que os aposentados de hoje são cidadãos ativos e participativos em nossa sociedade. Reivindicam seus direitos com ênfase e são resónsáveis pela construção de uma nova terceira idade - mais uma vez, preparando a estrada para as futuras gerações. Emocionalmente, são cada vez mais fortes, auxiliando na educação dos netos e aconselhando seus filhos na escolha dos caminhos da vida.

Vivemos uma Nova Era, em que a experiência dos mais vividos é imprescindível. No tempo dos bytes e megabytes, a base da formação é cada vez mais necessária para separar o joio do trigo, o que vale do que é irrelevante. E para nos auxiliar nesta peneira, ninguém melhor do que as pessoas que construíram e ainda constroem o mundo atual.

Parabéns a todos os aposentados do Brasil!

3 comentários:

William Vine disse...

é, mas ainda falta muito para o aposentado ter reonhecido seu valor e seu lugar na sociedade...já que o desrespeito ainda é grande e está cada vez mais difícil viver com as aposentadorias..

Anônimo disse...

Os aposentdos de hoje não serão os de amanhã, pois, a cada dia, surge um obstáculo novo para se aposentar.

Anônimo disse...

ainda tem as pensões especiais q. são absurdas, como: aquelas que pagam verdadeiras forunas as q se dizem atingidos ou prejudicados pela ditadura em nosso país.