segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tragédia das chuvas



Depois de uma semana da catástrofe das chuvas, que varreu a Região Serrana do Rio, continua ainda incomensurável a real dimensão do desastre, tendo em vista principalmente ao grande número de vítimas ainda desaparecidas, pois muitos vilarejos e comunidades dos sete municípios atingidos foram soterrados pelo tsunami de lama e detritos, que desceu das encostas das montanhas.


Admitir que trata-se de uma 'tragédia anunciada', é 'chover no molhado', pois todos sabemos que, a cada verão, chuvas e tempestades estão a produzir vítimas e traumas há décadas. Mas, mesmo assim, as desculpas e lamentos oficiais continuam também os mesmos, pois permanecemos cultivando a omissão, o populismo e a falta de política responsável de ocupação do solo, numa receita ideal para desastres como este.


Mas, neste momento de dor e sofrimento, somente a fé e a esperança, através do espírito solidário do brasileiro, têm servido para consolar um pouco o coroção daquelas pessoas, que perderam tudo, mas que não abdicaram da vontade de recomeçar. Vamos reconstruir tudo, perseverando que a vida apanha, mas resiste na alma dos fortes.

Um comentário:

Walter Siqueira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.