quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A terceira idade e o pleno emprego

Certa vez, um internauta, ao comentar um dos posts do Blog da Cristiane Brasil sobre emprego na terceira idade, informava que, perto de completar 60 anos, estava concluindo o curso de Serviço Social e indagava quais as chances dele no mercado de trabalho. Para este amigo e muitos outros – não tão jovens - que falam comigo sobre o tema, saibam que a qualificação é sempre um diferencial positivo no mercado de trabalho. E as chances de emprego para a terceira idade também tem neste fundamento um requisito importante, além da experiência, é claro.

O fato é que o aquecimento econômico tem feito com que o País registre um boom na geração de novos empregos, com números positivos em praticamente todas as faixas etárias, inclusive para a terceira idade, como ficou evidenciado em recente trabalho do IBGE (já postei matéria sobre o assunto no Blog). O que o instituto constatou é que a taxa de desemprego ficou em cerca de 2% para quem tem mais de 50 anos. Ou seja, praticamente, o País vive o pleno emprego para esta faixa etária.

A verdade é que tal fenômeno no mercado de trabalho nada mais é do que o reflexo da realidade atual da população brasileira, cujo grau de envelhecimento acelerado não é mais novidade para ninguém. E a sociedade, por conseguinte, tem que se adequar aos novos desafios advindos deste quadro. E a geração de oportunidades de trabalho também para a terceira idade deve ser prioridade em toda e qualquer política pública para o setor. Sempre defenderei esta tese.

2 comentários:

Carlos Wilson disse...

gostaria de acrescentar q a especializaçãoe e o aprimoramento dos conhecimentos sempre serão importantes para se consegui um emprego. concordo que as empresas poderiam receber algum benefício para empregar pessoas da terceira idade, já que estes tem mais experiência e pooderiam ensinar os mais novos empregados. Os aposentados poderiam ser aproveitados nas prórpias firmas em que eram funcionários.

Anônimo disse...

vc tá certa...so kro acrescentar q mui idosos n t oportunidade por causa da competição q existe com os + jovens... o q deveria é abrir espaço p idosos no treinamento dos + jovens ...é por aí..