sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia do Idoso

Aos poucos, a sociedade brasileira vai se dando conta de que não é tão jovem quanto era na década passada. Já existem mais adultos e idosos do que crianças, o que obriga tanto o Poder Público, quanto a própria sociedade, a se adequarem a esta nova realidade.

Porém, apesar dos avanços, principalmente no processo de conscientização e legislação, e das ações do Poder Público nas áreas de assistência e saúde, ainda há muito no que avançar no respeito e na reverência, dos quais os idosos são merecedores. Na verdade, o idoso ainda é maltratado em casa, na rua, no banco, nos ônibus, nos hospitais, nas delegacias... Enfim, a discriminação pela idade ainda é uma mancha negra que, hipocritamente, a sociedade tenta esconder, camuflando-a sob a propaganda midiática e enganosa, que nos vende a ilusão da juventude eterna.

É preciso recuperar o respeito verdadeiro ao idoso, pois este é o futuro de todos nós, que almejamos viver mais e melhor. E uma frase, dita por uma das minhas queridas amigas, que tem oitenta e poucos anos, reflete muito bem esta expectativa: ‘quem não envelhece, morre cedo’. Meio trágico, mas real.
Portanto, viva, procurando, sempre, aproveitar ao máximo os prazeres contidos em cada uma das fases de nossa existência.

Um comentário:

ALZIRA RAMOS disse...

aproveitar ao máximo os prazeres da vida depende também do apoio da família e das autoridades públicas, pois muitos idosos dependem dos serbiços públicos de qualidade, o que ainda não temos.