sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Aposentados terão conta bancária com tarifa zero

Um acordo entre os bancos e o governo vai permitir que aposentados do INSS tenham direito a uma conta bancária com tarifa zero e eles também vão poder escapar das filas. Hoje, os aposentados do INSS recebem os benefícios por meio de um cartão magnético, que só permite sacar o dinheiro.

Agora os aposentados terão direito a abrir uma conta bancária com serviços de graça. Por mês, serão dez folhas de cheques, quatro saques, dois extratos, duas transferências entre contas do mesmo banco e uma transferência entre contas de bancos diferentes. Dos 27 milhões de aposentados pelo INSS, 15 milhões não tinha conta bancária.

O aposentado também não terá mais que ir a uma agência do INSS para conseguir o comprovante de rendimentos. A declaração com a informação de quanto o aposentado ganha por mês será emitida pelo próprio banco. O documento é fundamental na hora de fazer um financiamento. Os bancos terão seis meses para se adaptar e fornecer esse novo serviço. Outra novidade: os bancos vão ficar com a tarefa de recadastrar os aposentados todo ano.
Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: