quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Gripe suína, desafio para todos II

Ainda sobre a gripe suína, ressaltei em outro comentário que uma ação coordenada entre autoridades da saúde, em suas três esferas de poder, além da unidade de informação e transparência, seriam fundamentais para, pelo menos, passar tranqüilidade à população. Só que, passados alguns meses do início da pandemia, atitudes descoordenadas somadas a mais de uma centena de mortes têm contribuído mais para alimentar dúvidas do que certezas de que estamos no caminho certo no combate ao mal.
Na verdade, o que temos visto é que muitas determinações do Ministério da Saúde têm sido ignoradas pelos estados, principalmente, aqueles onde a incidência da gripe começa a tomar proporções, que acabam por contribuir para o sentimento de desamparo da população. Nos estados do sul, por exemplo, a certeza de que a situação fugiu ao controle é crescente, o que tem obrigado as autoridades locais a tomar atitudes contrárias à orientação federal. A suspensão da volta às aulas e a distribuição de medicamento aos doentes são duas dessas medidas adotadas prudentemente pelos estados, que inicialmente não tiveram o respaldo do Ministério da Saúde.
Insisto que a verdade e a transparência dos fatos sobre esta nova doença são fundamentais para que a situação não evolua para a descrença, o que só contribuirá para o caos. A população precisa se sentir segura quanto à RESPONSABILIDADE de suas autoridades em lidar com a situação, que é grave, sim, mas, creio eu, não desesperadora.

4 comentários:

magdalena rodrigues disse...

Li no jornal que a doença ainda está comçand no cone sul. será q é verdade...quando teremos a vacina.

alzira fernandes disse...

alem de responsabilidade tem q passar a verdade pra população. quem já procurou socorro nos hospitais só encontrou dúvida até dos médicos. tem gente dizendo que os médicos não estão contabilizando certo so doentes por pressao das autoridades.

Anônimo disse...

já tem mais 200 mortes por gripe. naum me venham com a lorota de q é tudo culpa da gripe. tá faltando remédio q deveria ser distribuida pra população.

Anônimo disse...

já tem mais 200 mortes por gripe. naum me venham com a lorota de q é tudo culpa da gripe. tá faltando remédio q deveria ser distribuida pra população.