segunda-feira, 22 de junho de 2009

Que Justiça é essa


Impossível deixar de se indignar com o caso da morte brutal de uma criança austríaca, de 4 anos, vítima de maus-tratos cometidos por uma tia e uma prima, segundo a polícia, ocorrido no último dia 15/06, em uma favela da Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Sophie e o irmão, também austríaco, de 12 anos, viviam há quase dois sob a tutela da tia, depois de a Justiça considerar a mãe Maristela dos Santos incapaz, por causa de problemas mentais. Em 2008, ela tinha trazido os filhos para o Brasil sem o consentimento do pai, Sasha Zanger, representante comercial na Austria. A história dá conta de que ele pagava pensão de mil euros, enquanto tentava também na Justiça brasileira levar as crianças de volta para a Áustria, por não se conformar em ver os filhos vivendo numa favela, sem condições de futuro. A tragédia ocorrida deu publicidade ao drama da familia Zanger.


Porém, igualmente contra a barbárie, a indignação volta-se também contra o aparelho judiciário, que foi incapaz, por conta de sua morosidade e/ou descaso, de evitar uma tragédia anunciada, segundo o próprio pai da criança. Sabemos todos que a Justiça carece de condições, mas é impossível tolerar quando a tragédia é resultado deste tipo de falha. Quantas falhas e quantas injustiças serão necessárias até que a sociedade se dê conta da gravidade do caos no sistema judiciário brasileiro. Enquanto isso, reformas dormem em berço esplêndido. O custo de vidas inocentes é por demais alto para justificar a cumplicidade para com o descaso. Não aceito isto.


2 comentários:

Elza Menezes, moro em Benfica disse...

é o tipo de crime invisível que acontece todo dia em famílias sem jesus no coração.

Anônimo disse...

A caixa preta da justiça precisa ser aberta para que a sociedade saiba que esconde mais sujeiras do que executivo e legislativo juntos. Cristiano Domingues, moro em Laranjeiras.