sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sassaricando...com prevenção


Nestes dias de festejos carnavalescos, onde a espontaneidade e alegria afloram em todos os níveis sociais, e apesar das campanhas de prevenção à AIDS, muitos ainda se esquecem dos cuidados necessários para não ter problemas com a saúde depois da folia. Só que desta vez a preocupação maior é para com o folião com mais de 60 anos. É que os números da doença entre a população da Terceira Idade estão aumentando numa proporção inversa aos registrados entre os de menor faixa etária.
Segundo registros do Ministério da Saúde, para cada caso de AIDS em pessoas com até 30 anos, acontecem dois registros de infectados com mais de 50 anos. Pelos números do Ministério da Saúde, perto de dois por cento da população acima de 60 anos são portadores do vírus da AIDS, o que representa que quase 6 mil tem a doença.
Segundo ainda os estudos, isto acontece por que grande parte da população, que entrou na terceira idade recentemente, possui condições que melhoraram a qualidade de vida e, além disso, os recentes remédios com função sexual, como o Viagra, contribuíram para prolongar a atividade sexual entre os mais velhos. Também o uso de preservativos e outros métodos preventivos ainda não fazem parte do dia a dia dos idosos, por pura desinformação e até preconceito, facilitando cada vez mais o contágio em pessoas acima de 60 anos.
Para reverter este quadro, muitos especialistas apontam a necessidade de mudar o foco das atuais campanhas de conscientização, que, em sua maioria, tem o jovem como público alvo, provocando, assim, o não comprometimento da população idosa, justamente por não se identificar com aquela mensagem.
É preciso urgentemente que as autoridades, não só as de saúde, despertem para esta realidade, sob pena de condenarmos mais esta geração de idosos a um futuro trágico em breve. O que acabará por contribuir para o aumento do caos nos sistemas públicos de saúde em todos os níveis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como sempre Sra. esta de Parabens com o comentario por isso acreditamos na sua pessoa venho por meio desta denunciar a existencia de duas pessoas da sua secretaria que chegou a ilha dizendo sua representante o qual esta queimando sua imagem perante a ilha do governador acredito que as denuncias do nosso nucleo estao sendo bloqueadas e nao estao chegando ao seu conhecimento por isso estou aqui denunciando pois nos ja falamos com ta ouvidoria Sra. rosi secretaria e nao deve esta chegando ao seu conhecimento apoiaremos a Sra. desde que retire da ilha HENRIQUE e Debora do projeto. Grata