quarta-feira, 5 de novembro de 2008

I have a dream


“Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e da Declaração de Independência, estavam assinando uma nota promissória de que todo norte-americano seria herdeiro. Esta nota foi a promessa de que todos os homens, sim, homens negros assim como homens brancos, teriam garantido os inalienáveis direitos à vida, liberdade e busca de felicidade”.
Martin Luther King
As palavras iniciais do discurso de Martin Luther King, na tarde histórica de 28 de agosto de 1963, vêm à atualidade com a eleição de Barak Obama à presidência da maior nação do mundo, e pela qual retomam-se as esperanças de resgate do verdadeiro sonho americano, em que o espírito de liberdade e de oportunidade alimentava oprimidos do mundo todo.
É verdade que os tempos são outros, mas os desafios de luta contra as desigualdades são os mesmos. Porém, só o rompimento da barreira racial demonstrada pela sociedade americana, que deixou de lado seu estigma conservador, já é uma alusão de que ‘a mudança chegou à América’, como o mesmo Barak enfatizou em seu discurso de presidente eleito.
Outra evidência que fica com a vitória do senador democrata é a certeza de que é possível crer nos sonhos e ideais, que até a atualidade se encontravam esquecidos, subjugados pelas personalidades de poder, cujas ganâncias e vaidades estão com seus dias contados. Não digo que as mudanças serão àquelas que todos almejamos, em que a felicidade universal esteja garantida, mas o que desejo ressaltar é o ineditismo de um fato histórico, onde valores nobres, como justiça, lealdade, solidariedade e ética, nortearam o discurso da mudança.Que os ventos democratas do Norte inspirem nossos homens públicos, muitos aprendizes de estadistas, onde a palavra é somente um conjunto de letras, e não traduzem compromisso. Estes deveriam mirar-se na história de perseverança e fidelidade nas convicções e posturas morais do senador democrata. Que não façam do poder um meio de impor seu próprio ego acima do interesse maior da sociedade.

Nenhum comentário: