segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Amamentar faz toda diferença


O aleitamento materno é responsável por diversos benefícios para a saúde do bebê. Desde o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho até a melhora no sistema imunológico da criança do bebê, passando pela prevenção da anemia e de alergias. Além destes, há mais um excelente motivo para incentivar esse hábito: estudos mostram que as crianças amamentadas têm menor propensão para males cardiovasculares na vida adulta.

A novidade foi debatida durante o 34º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. De acordo com os dados apresentados, existem evidências de que o aleitamento reduz o risco de síndrome metabólica, obesidade, diabete e dislipidemia. Manter este hábito também oferece vitaminas, sais minerais, gorduras benéficas, proteínas e outros nutrientes, o leite materno contém substâncias como a leptina e a adiponectina, uma dupla de hormônios que regula a fome. Ou seja: o alimento promove a saciedade e o organismo aprende, desde muito cedo, a controlar o apetite. O mecanismo ajuda a entender a tendência de a criança que mama crescer com um peso saudável e manter-se assim, o que só traz ganhos para o coração.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é oferecer o peito até pelo menos o sexto mês de vida. Nesse período não há necessidade de fornecer sequer água porque o leite materno já hidrata.

Por isso nós incentivamos: amamente seu filho! O leite materno é a maior fonte de nutrientes para as crianças. Amamentar também é cuidar, é um gesto de amor.

Nenhum comentário: