quinta-feira, 18 de julho de 2013

Autismo e o seus sinais



O autismo é uma síndrome comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação do indivíduo com outras pessoas, dificuldades na linguagem e comportamentos restritos e repetitivos. Estima-se que o Brasil reúna cerca de 2 milhões de autistas, 80% deles sem diagnóstico
É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais ou sintomas típicos de autismo em bebês ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentam sinais da doença ao nascer. Especialistas apostam que os próprios pais são capazes de detectar os primeiros sinais a partir dos 8 meses e, assim, buscar ajuda especializada quanto antes.
Pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, descobriram que a chave para esse flagra precoce está na comunicação não verbal. A equipe do professor de psicologia Daniel Messinger comparou crianças sem histórico familiar do problema com irmãos caçulas de autistas, que teriam um risco maior de herdá-lo. Foi observado o modo como o bebê olha para objetos, o jeito como ele pede o que deseja e como reage quando lhe apontam para alguma direção. Pequenos com falhas gestuais nos primeiros meses de vida apresentaram sinais mais evidentes de autismo após os 2 anos e meio de idade.
Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatra, psiquiatra infantil, neurologista infantil) para que o diagnóstico seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.
Com um bom acompanhamento, o autista pode ficar menos limitado e até frequentar a escola regular com alguém servindo de apoio. Mas tudo depende do grau da deficiência. Por isso, a observação é fundamental para captar detalhes valiosos que ajudam a família a se inserir no mundo dos autistas.
O diagnóstico precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.


Nenhum comentário: