terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes

 
O dia 14 de novembro é considerado Dia Mundial do Diabetes. Nesta data, é realizada uma campanha, que permanece ao longo do mês, com o objetivo de reforçar a importância do conhecimento sobre a doença bem como promover os programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle. Além disso, a Sociedade Brasileira de Diabetes defende mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades.

O diabetes pode surgir de duas formas. A doença do tipo 1 aparece de forma repentina e os sintomas mais comuns são: Sede excessiva;, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração e vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Os motivos para o surgimento do diabetes tipo 1 não são claros, mas, no geral, surge em pessoas com menos de 35 anos (o que não é uma regra, podendo aparecer em qualquer idade). Entretanto, os mesmos sintomas descritos, podem ocorrer em pacientes com diabetes tipo 2, mas, geralmente, são menos evidentes. Quando a doença se manifesta em crianças, por exemplo, os sintomas podem não aparecer.


As pessoas diagnosticadas com diabetes precisam tomar cuidados para o resto da vida, mudando a sua vida e da sua família. A rotina de um paciente diabético inclui medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, o apoio psicológico é fundamental.

Segundo as orientações médicas e vivendo de forma adequada a sua condição, a pessoa diabética tem uma vida normal. É preciso ter consciência da necessidade e importância do tratamento, que implica em uma mudança de atitude e de hábitos, caso contrário, a doença pode trazer complicações graves.

Cuide-se!!

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Nenhum comentário: