quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"Governo acaba com fator previdenciário"

A notícia é do jornal Valor e dá conta de que o Ministério da Previdência Social pretende concluir até o final de setembro uma proposta de substituição do fator previdenciário - mecanismo criado pelo governo para inibir as aposentadorias. Três alternativas estão em discussão: estabelecer uma idade mínima, elevar o prazo mínimo de contribuição ou uma fórmula mesclando as duas variáveis anteriores.


Segundo ainda a matéria, o governo não aceitará que os cofres da previdência tenham qualquer prejuízo com o substituto do fator previdenciário. Pois, nas contas do governo, de 1999 a 2010, o fator permitiu economia de R$ 31 bilhões aos cofres públicos. Para este ano, segundo a matéria do Valor, a economia deve ser de R$ 9 bilhões.


Porém, a revelação maior da matéria é o reconhecimento pelo governo de que errou ao instituir o fator previdenciário, pois estudos da própria previdência oficial revelaram que a regra teve como maior efeito a redução do valor das aposentadorias e não em adiá-las, como apregoado como objetivo inicial.


Ou seja, na verdade, os aposentados acabaram por pagar a conta do equívoco do governo, que preferiu, por pura incompetência ou maldade, atacar os parcos proventos de subsistência justamente daqueles que deveriam merecer um mínimo de consideração por contribuirem a vida inteira para a previdência. Seja qual for a regra a ser proposta, nenhuma pode penalizar os aposentados. Estamos atentos.


Fonte: Valor Econômico

Um comentário:

Eliene medeiros disse...

isso ainda vai dá muito pano pra manga, já que o governo vai nos empurrar para o abismo, impedindo de todas as maneiras do trabalhador se aposentar...q8uem se aposentou se aposentou..quem não se aposentou ....vai ficar cada vez mais difícil...