segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dança beneficia o corpo e a mente na terceira idade

Pelo caráter lúdico, idosos aderem melhor à do que aos exercícios tradicionais
Além de prazerosa, a dança na terceira idade pode trazer ainda mais benefícios à saúde do que os exercícios físicos tradicionais. Estudos já conseguiram comprovar a superioridade da dança, nessa faixa etária, para a saúde do coração, a capacidade respiratória e acima de tudo, a qualidade de vida.
Uma pesquisa feita na Itália verificou que pessoas com insuficiência cardíaca que começaram a dançar valsa tiveram benefícios na saúde do coração, na capacidade respiratória e no bem-estar geral maiores do que os obtidos por pacientes que se exercitavam na bicicleta ou na esteira.
Uma das vantagens observadas também foi a aderência à dança, bem maior do que aos exercícios comuns. Para o geriatra João Senger, isso se deve ao fato de que a dança é "um dos exercícios mais agradáveis que existem".
Segundo ele, dançar é melhor até do que caminhar, um dos exercícios mais recomendados aos idosos.
— A dança utiliza movimentos diferentes, grupos musculares diferentes, é mais completa do que a caminhada.
Outros fatores que diferenciam a dança dos exercícios tradicionais é a melhora do equilíbrio, a socialização e o caráter lúdico, que ajuda a prevenir a depressão.
Desafiando o cérebro
Para a especialista em dança e professora, Siomara Kronbauer, a prática da dança é um desafio para o cérebro dos idosos e gera um aumento de suas conexões neuronais, que dão a eles maiores habilidades no aprendizado e na memória. Siomara costuma priorizar a variedade de ritmos em suas aulas para estimular a capacidade de adaptação dos alunos. Balé clássico, jazz, contemporâneo, street e flamenco fazem parte dos encontros.
— Um aluno, não interessa a idade, tem que ser desafiado. Claro que tu respeita as necessidade biológicas, mas, dentro disso, ela deve ser estimulada a dar o seu melhor — diz a professora de dança.
Siomara, que dá aula para pessoas de 50 até 83 anos, acredita que os benefícios da dança também se estendem a autoestima.
— Eles se sentem com dignidade, principalmente depois da aposentadoria que tu perde o teu caráter de utilidade. Quando termina a aula eles estão super felizes.
BENEFÍCIOS :: Melhora significativa no equilíbrio do corpo devido aos movimentos :: A socialização e a alegria da dança ajudam a melhorar o humor e prevenir doenças como depressão e até o Alzheimer :: A atividade eleva a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular :: Melhora a qualidade do sono

Fonte: Zero Hora http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Segundo%20Caderno&newsID=a3114612.xml

Um comentário:

Lubélia Democratis disse...

Eu que tenho mais de 60 anos sei bem os benefícios que a dança trás para o corpo e para a mente. Danço quase todos os dias. E tem mais, meu novo namorado conheci dançando, até para isso dançar é muito bom. Viva a dança!!