quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Calor versus Idosos


Apenas em dois dias desta semana, a atual onda de calor provocou a morte de 32 idosos, na cidade de Santos, no litoral paulista. Segundo as autoridades locais, as mortes ocorreram por desidratação e falência dos rins em pessoas com idades entre 65 e 95 anos, que já tinham histórico de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Medidas preventivas de conscientização e de cuidados especiais têm sido implementadas por autoridades de saúde do idoso locais.

Aqui no Rio, não há registro sobre episódios trágicos como os que ocorreram em Santos, apesar das temperaturas passarem dos 40 graus, e apesar, também, dos apagões, que acabam contribuindo para o sofrimento da população com o calor excessivo destes dias. Algumas Casas de Repouso para idosos, por exemplo, têm passado por maus bocados devido à falta de energia, pois sem energia, não há ventilador, não há ar condicionado e não há água.

A verdade é que, nestes dias de calor infernal, alguns cuidados especiais aos idosos são necessários. Evitar a exposição ao sol e muita hidratação são dicas básicas. Para os portadores de alguma doença preexistente, a atenção da família deve ser dobrada. Cuidado com os medicamentos, pois a dosagem pode mudar com o calor. Consulte o médico. Não abusar do esforço físico também contribui para preservar a saúde. O certo é que, até que essa onda de calor passe, sombra e água fresca são a recomendação adequada.

Nenhum comentário: