terça-feira, 8 de setembro de 2009

Idoso com saúde e independente


O Rio de Janeiro está entre as cinco cidades brasileiras em que a população idosa é das mais independentes do País. Foi o que revelou pesquisa do IBGE sobre os Indicadores Sociodemográficos e de Saúde, demonstrando que os cariocas, com mais de 60 anos, tem menos dificuldades em realizar atividades básicas, como caminhar e subir escadas.

Pela pesquisa, somente 19% dos idosos cariocas apresentaram alguma dificuldade em ter uma vida com autonomia. Para as mulheres de mais de 60 anos do Rio, apenas 26% têm problemas de mobilidade. A cidade de São Paulo é que apresentou os melhores índices, com 15% dos homens sexagenários e 20% das idosas, com alguma dependência em locomoção.

Entre os fatores apontados para uma qualidade de vida melhor e independente, refletidos na pesquisa do IBGE, segundo especialistas, estão a prática constante de atividades físicas, uma dieta adequada e maiores cuidados sobre doenças ao longo da vida. Além disso, políticas públicas para uma longevidade saudável, por parte das prefeituras, também contribuíram para o resultado.

Aqui no Rio, não é de hoje que projetos de incentivo à prática esportiva e de inclusão social de idosos são implementados pela prefeitura. Desde o início do ano, a prefeitura inaugurou quatro academias da Terceira Idade em praças e posto de saúde do município, com previsão para mais 50 até o final do ano, que funcionarão em diversos bairros.

Além disso, o Rio avança as práticas de qualidade de vida para a juventude e infância, através da rede pública de educação, com os projetos Rio em Movimento, de ginástica ao ar livre, e o Escola Saudável, visando combater a desnutrição e obesidade infantil, com educação alimentar.

Enfim, são projetos de governo, mas que devem ser entendidos como políticas de estado, visando introduzir práticas preventivas de qualidade de vida e saúde públicas, que, com certeza, refletirão numa longevidade saudável para atual e futuras gerações de cariocas. É para isto que estamos trabalhando.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Rio é uma cidade que inspira saúde, pois as belezas naturais servem como incentivo a práticas esportivas. Manuela Coutinho - professora de educação física.

Robson do grajaú disse...

tem q apoai os grupos da terceira idade dos bairros. mas, a prefeitura em mts lugares nau tem projeto para idosos.

Anônimo disse...

Tem q colocar os idosos pra ensinar os mais jovens. só assim melhoram a autoestima e se sentirão mais úteis. concordo que a reintegração tem q começar pela família. Abreu Filho de Almeida

Denise Rodrigues disse...

Oi Cristiane,adorei seu blog e vc,principalmente pq fala e proteje nossos idosos,sou formada em tecnica de enfermagem,mais fiz curso de ciodadorra de idoso na cruz vermelha,e adorei,ou melhor adoro eles tbm.BJS,adorei te conhecer.