domingo, 17 de maio de 2009

Rio card sem limites

Depois de muita queixa dos idosos, a Justiça do Rio determinou que as empresas de ônibus não podem impor limites ao número de viagens gratuitas dos usuários do Rio Card. A decisão da 6ª Vara de Fazenda Pública foi em atendimento à solicitação das Promotorias de Justiça e Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência. Nos últimos dias, o Rio Onibus estava enviando aos idosos cartas questionando o uso "excessivo" do direito à gratuidade. Num claro atentado à Lei da Gratuidade e o estatuto do Idoso.
A decisão obriga ainda o sindicato das empresas de ônibus a enviarem novas cartas aos idosos, mas, desta vez, informando que não há limites para o uso do transporte. Caso não cumpra a ordem da Justiça, a empresa estará sujeita à multa de R$ 300 por dia.
Uma vitória da perseverança e da consciência cidadã da sociedade carioca, que não se calou ao arbítrio e à discriminação.

6 comentários:

Anônimo disse...

E se alçguém tiver sido constrangido, pode entrar na Justiça? Pois, esses donos de empresas só entendem quando dói no bolso deles.

Anônimo disse...

Só pra completar o post do anonimo. muitos motoristas estão sendo descontados por causa de deixarem os idosos entrarem. é mole. ? rubens novello

Anônimo disse...

O fato é q apesar da justiça mandar as empresas aceitarem os idosos, muitos ônibus continuam sem parar nos pontos, quando veem os velhinhos fazendo sinal. A linha 498 Penha-Largo do machado é uma que não permite que os idosos viajem. é um absurdo. caso de polícia. Maria Euníce, moro em olaria

Sebastião Moreira disse...

Minha cara Cristiane Brasil, concordo com tua visão, mas a verdade, que nas ruas é tudo muito diferente. Meus pais, que já são idosos, mas gostam de andar de ônibus, foram desrespeitados no õnibus 455 quando iam para o médico. Tem que ter fiscalização, mas não tem.

Anônimo disse...

Tá ceeto o Sebastião, naun havendo fiscalização osvelhinhos vaum continuar sofrendo nos pontos de ônibus. parece até que os motoristas naun vaun envelhecer um dia.

Anônimo disse...

Caros,muitas empresas fazem um otimo trabalho interno de conceetização,porém alguns desse antiprofissionais não leva isso pra si,creio que seja de carater mesmo.