Depois de trazer de volta a inflação, este governo ressuscita agora a indexação. Com recursos públicos, o governo aumentou em 8% o valor do Bolsa-família para compensar os reajustes dos produtos que compõem a cesta básica. Já está previsto ainda o repasse da inflação aos preços dos combustíveis, incluindo a gasolina e do gás, atingindo diretamente o bolso da população, principalmente dos trabalhadores. Ao invés de fazer o dever de casa, ou seja, gastar menos, preferem aumentar os impostos para gastar mais, alimentando a espiral inflacionária. A sede de poder é maior, e irresponsavelmente este governo está jogando no lixo todo o esforço que esta Nação fez para pôr a economia em ordem. Será que não enxergam que a inflação só prejudica os mais pobres?
segunda-feira, 30 de junho de 2008
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Dengue no século XXI
A dengue continua matando no Rio, apesar de o assunto não mais despertar a atenção da mídia como no auge da epidemia. O número de óbitos confirmados já chega a 143, sendo que as causas de outros 100 estão sendo investigadas. O que assusta a todos é o fato de as autoridades já anunciarem uma epidemia maior para 2009. Será que assistiremos mais uma tragédia anunciada com passividade? Será que caberá à população apenas a resignação pelo abandono? Não à dengue e à irresponsabilidade?
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Mulher do Brasil
Nestes tempos em que atributos nobres são substituídos por compostos plásticos como referência da mulher brasileira, o exemplo de Dona Ruth deveria refletir para todos os brasileiros a imagem de mãe, de capacidade, de competência, de garra, de brasilidade, de solidariedade, tudo isso num invólucro de discrição, que só os seguros de espírito cultuam hoje em dia. À Dona Ruth Cardoso a nossa reverência e admiração pela determinação na luta contra as desiguadades.
terça-feira, 24 de junho de 2008
Violência contra idoso começa em casa
Durante o 6º Fórum de Políticas Públicas para a Terceira Idade, cujo tema foi "A violência contra a pessoa idosa", constatou-se, mais uma vez, que a maioria dos crimes contra o idoso acontece em casa. Ou seja, os algozes são "entes queridos". Os crimes visam, em sua maioria, pensões e aposentadorias. É uma violência silenciosa que a sociedade não pode ignorar. Denuncie sempre!
segunda-feira, 23 de junho de 2008
A guerra do Rio
Sobre toda essa questão do Exército no Morro da Providência, continuo achando que a instituição acabou caindo na vala comum das polícias do Rio, ou seja, o despreparo invariavelmente resulta na desmoralização. Aliás, não se combate violência urbana apenas com repressão, pois isso só evidencia as carências do aparelho polícial, exacerbando ódios ao Estado. Outra coisa: a violência do Rio não é a mesma de outras grandes cidades do País. Aqui, armas de guerra fazem a diferença na hora de impor o terror. A democracia tem sim os instrumentos adequados para a situação, só que interesses políticos superam as responsabilidades que o Poder Público deveria ter para com a sociedade.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
O dragão do PT
Depois de algum tempo fora das manchetes, a mídia tem dado destaque às preocupações de todos com a volta da inflação, que pelo índice IGP-10 da FGV já chegou aos dois dígitos (12%). O governo que aí está atribui a alta, numa hora, ao ambiente externo (crise americana, alta em produtos com preços internacionais, etc.), noutro momento, ao desenvolvimento do País, que resultou numa inflação de demanda. Bem, como remédio para conter a fúria do dragão, o governo aumenta os juros e estuda restrição ao crédito.
Porém, o que este governo procura esconder é sua responsabilidade na volta da INFLAÇÃO. Afinal, os gastos exorbitantes é fator contribuinte à inflação. Isto eles não querem assumir.
Porém, o que este governo procura esconder é sua responsabilidade na volta da INFLAÇÃO. Afinal, os gastos exorbitantes é fator contribuinte à inflação. Isto eles não querem assumir.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Abaixo a ditadura do MST
Numa decisão inusitada, como qualificou o jornal gaúcho Zero Hora, a Justiça daquele estado determinou a “remoção” de acampamentos do MST, no município de Coqueiros do Sul. A medida visa impedir que os “sem-terra” continuem com as invasões que praticam ha quatro anos na região, mais precisamente à Fazenda Coqueiros.
Segundo o MP gaúcho, o MST tem cometido diversos crimes, como roubo de reses, desmatamento, invasão e depredação de propriedades para forçar a desapropriação da Fazenda Coqueiros. Só que o governo federal decidiu que a fazenda é produtiva e, pelas regras atuais, não deve ser desapropriada. Mesmo assim, os sem-terra insistiam em cometer atos violentos para forçar a desapropriação. Numa decisão corajosa, a Justiça gaúcha mostra que no Estado Democrático e de Direito em que vivemos não há espaço para aventuras terroristas como as propagadas por alguns que se dizem defensores de movimentos ditos sociais, que, na verdade, estão a propagar a luta de classes. Esses saudosistas retrógrados esquecem que o Brasil do século 21 é outro e não tolerará intenções autoritárias e ditatoriais, como alguns almejam.
Segundo o MP gaúcho, o MST tem cometido diversos crimes, como roubo de reses, desmatamento, invasão e depredação de propriedades para forçar a desapropriação da Fazenda Coqueiros. Só que o governo federal decidiu que a fazenda é produtiva e, pelas regras atuais, não deve ser desapropriada. Mesmo assim, os sem-terra insistiam em cometer atos violentos para forçar a desapropriação. Numa decisão corajosa, a Justiça gaúcha mostra que no Estado Democrático e de Direito em que vivemos não há espaço para aventuras terroristas como as propagadas por alguns que se dizem defensores de movimentos ditos sociais, que, na verdade, estão a propagar a luta de classes. Esses saudosistas retrógrados esquecem que o Brasil do século 21 é outro e não tolerará intenções autoritárias e ditatoriais, como alguns almejam.
terça-feira, 17 de junho de 2008
Idoso não merece esquecimento
Recentemente terminamos um balanço parcial das atividades da Comissão do Idoso este ano, como está registrado, com mais detalhes, aí ao lado, no site. Nele, constatamos um aumento dos maus-tratos aos idosos, com o consequente reenvio das denúncias à Justiça. Mesmo ao militar toda minha vida pública pela causa do Idoso, não consigo deixar de me revoltar contra esta realidade e, principalmente, contra àquelas personalidade públicas, que se dizem chocadas quando tais fatos são repercutidos na mídia, porém, quando o fato esfria, esquecem. O que essas pessoas não entendem é que a luta pelo reconhecimento do valor e da experiência dos idosos para a sociedade deve ser cotidiana. É isto que a sociedade espera de todos nós sempre.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
A guerra suja do Rio
Depois dos episódios de violência e mortes suspeitas de execuções envolvendo as polícias civil e militar, agora é o Exército que suja as mãos com sangue, na guerra suja que tomou conta do dia a dia do Rio de Janeiro. O caso dos três moradores da Providência, rendidos pelos militares e, depois, aparecerem mortos num lixão, não só manchou a antes imaculada imagem do Exército, como, também, demonstrou que a repressão só serve para gerar mais ódio e desesperança. Se não conquistarmos corações e mentes da população e fazê-la parceira contra o crime, não conseguiremos nada. Porém, para conquistar a confiança é preciso antes merecer esta confiança. Enquanto o medo prevalecer, as instituições continuarão desacreditadas. A violência é uma questão política. É preciso, antes de tudo, vontade e determinação políticas para transformar o povo em aliado nesta luta.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Xô CPMF
A volta da CPMF travestida com a denominação CSS é, ao mesmo tempo, um acinte ao Estado Democrático de Direito e a oficialização do Estado Policial, pois ao permitir a bisbilhotagem oficial, viola privacidades e, além disso, confunde num mesmo balaio contribuintes e sonegadores.
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Mulher, teu destino é liderar II
Respondendo ao internauta Mário Vieira, que concordou com meu último post "Mulher, teu destino é liderar", mas sugere que “deixemos de lado o abstrato e acreditemos mais em nós”, ressalto apenas que não nos faltam confiança, propósitos nem capacidade para assumirmos a vanguarda das mudanças que a sociedade está a exigir. Para tanto, porém, é fundamental a parceria e a igualdade de oportunidades. Acho que juntos (homens e mulheres) dividem a mesma responsabilidade de continuar tentando construir um mundo melhor para todos. Obrigado, Mário!
terça-feira, 10 de junho de 2008
Mulher, teu destino é liderar
Deu em O Globo, “De cada 100 mulheres, 13 são donas do próprio negócio”. A matéria ressalta que “nos último dois anos, 52% de novas empresas foram abertas por elas”... Este levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor só vem a comprovar a capacidade empreendedora do antes chamado sexo frágil. Só falta agora o reconhecimento da importância do papel da mulher nas discussões dos grandes temas nacionais. Com certeza temos muito o que colaborar, pois somos líderes por natureza.
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Nunca na história deste país...
Depois do mensalão, dos cartões corporativos, entre outros, a Nação toma conhecimento agora de que a Casa Civil, da Ministra Dilma, favoreceu grupo estrangeiro na venda da Varig. A denúncia é de que os sócios brasileiros eram meros "laranjas". Trata-se de mais um episódio que tem caracterizado os desgovernos do PT, partido que se dizia dono da ética. Estamos a meio mandato do atual mandatário e quantas revelações ainda nos restam? É possível que, até 2010, este governo seja o recordista em escândalos.
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Dia do Meio Ambiente
Nada agride mais o meio ambiente do que a pobreza. Há cerca de dez anos, está em curso um projeto de despoluição da Baía de Guanabara, com recursos internacionais. Este projeto, que se espelhou no Programa de Despoluição da Baía de Tóquio, a grosso modo, é um grande projgrama de saneamento básico, com a construção de um cordão sanitário no entorno da Baía de Guanabara. Porém, a pobreza das favelas localizadas nas bacias dos principais rios da Baixada Fluminense que desaguabam na baía tem se tornado o grande motivo para o atraso no cronograma de obras. Ou seja, acabar com a pobreza é condição para um meio ambiente saudável, aqui e em qualquer lugar. Salve o meio ambiente!
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Impedir veículos de carga não reduz caos no trânsito
Segundo o Sindicargas, o decreto da Prefeitura que restringiu o tráfego de veículos de cargas em algumas ruas da cidade só ampliou os congestionamentos para as ruas internas dos bairros, onde a medida está sendo adotada. Não é punindo um setor essencial ao comércio que resolveremos o problema do trânsito na cidade. Planejamento já!
Assinar:
Postagens (Atom)