quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mercado de trabalho abre as portas para aposentados





O mercado de trabalho oferece novas oportunidades para profissionais que já estão aposentados. Diante da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, muitas empresas estão resgatando antigos funcionários para assumir cargos de confiança, pois conhecem e reconhecem esta necessidade.  

Entre os fatores que atraem os profissionais está o valor oferecido para o retorno ao trabalho. Além disso, no Brasil, muitas pessoas se aposentam cedo, por volta dos 55 anos e com plenas condições de continuar a exercer as suas funções. Outro ponto que favorece o retorno ao trabalho é a queda brusca do orçamento familiar na hora da aposentadoria. Assim, a proposta de trabalho é uma excelente opção para complementar a renda.

Há ainda casos de pessoas que se aposentaram e nem chegaram a parar de trabalhar, acumularam o benefício ao salário recebido. De acordo com o IBGE, o número de aposentados que continuam trabalhando passou de 3,3 milhões no ano 2000 para 5,4 milhões, o que representa um aumento de 60%.

Este é um fenômeno recente no Brasil que ocorre principalmente nas áreas de engenharia civil, mecânica, eletrotécnica, administração de empresas e vendas. Na maior parte dos casos o perfil do profissional que regressa à empresa corresponde a uma pessoa com média de idade de 68 anos, curso superior completo e pertencente à classe média. 

Além de tudo, os mais velhos têm muita experiência para transmitir aos jovens profissionais. Desta forma, este novo cenário representa uma valorização do trabalhador da melhor idade e reafirma que nunca é tarde para voltar ao trabalho.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rio de Janeiro ganha secretaria estadual para a terceira idade





A possibilidade de ter desenvolvido a gestão pública de qualidade para os idosos do Município do Rio de Janeiro, o resultado destes quatro anos de trabalho à frente da SESQV, a atual e crescente procura da população pelo envelhecimento ativo e o significativo aumento da população idosa, ressaltam a importância que está sendo dada à questão do envelhecimento com qualidade de vida.
Prova disso é a mais recente Secretaria Estadual do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro. Criada em 2013 e liderada pelo deputado estadual petebista, Marcus Vinícius (Neskau). A parceria entre o Município e o Estado do Rio levará a política do envelhecimento ativo para mais de dois milhões de idosos dos 91 municípios do Rio. É muito gratificante poder vivenciar a expansão do nosso trabalho.

Em entrevista ao portal “A Voz da Serra” o secretário ressaltou a importância de oferecer serviços públicos de qualidade para a população que mais cresce no país. “O índice de envelhecimento da população brasileira está acima da média mundial. Segundo o IBGE, em dez anos, passamos de 15,5 para 23,5 milhões de pessoas na terceira idade. Em 2011, já havia uma pessoa acima dos 60 anos para cada duas menores de 15 anos. Neste cenário, é claro perceber a necessidade de trabalharmos com muita responsabilidade e carinho diversas ações para nossos idosos”.

Entre as medidas imediatas estão a expansão do projeto das Academias da Terceira Idade, as ATI’s, e o combate à violência contra a pessoa idosa. Neste sentido, a nova secretaria vai trabalhar em conjunto com delegacias de polícia especializadas para atender crimes contra idosos, prevenir estes atos em fim, garantir segurança e proteção dos direitos das pessoas da terceira idade. 

Outro projeto que será expandido do nosso Município para todo o nosso Estado é o projeto das Casas de Convivência, pois a socialização na terceira idade é muito importante e faz bem para a saúde e a mente.


Esta é mais uma excelente notícia para os idosos de todo o Rio de Janeiro.

Um abraço,

Cristiane Brasil

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A origem das marchinhas de carnaval




A cidade do Rio de Janeiro resgatou a essência da sua folia de carnaval com a volta dos blocos de rua. A data recuperou sua força e traz diversos foliões às ruas fantasiados, festejando e cantando as tradicionais marchinhas, nascidas no fim do século XIX. 

A primeira marcha, músicas que embalam o carnaval há mais de 100 anos, foi composta por Chiquinha Gonzaga em 1899 e intitulada “´Ó Abre Alas”, cantada até os dias de hoje.

No inicio as músicas eram calmas e bucólicas, porém, a partir da segunda metade do século XX, passaram a ser mais aceleradas, influenciadas pelas canções americanas. O apogeu das marchinhas de carnaval foi com interpretes como Carmem Miranda, Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Mario Reis e outros. 

As marchinhas de carnaval são marcas registradas do Rio de Janeiro. Qual delas você mais gosta? 

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aparência das unhas pode indicar problemas de saúde





A aparência das unhas pode dizer muita coisa sobre a saúde, revelando possíveis alterações no organismo. Quando há modificações estéticas e colorações diferentes, é preciso ficar atento para identificar a causa.
As mulheres se preocupam mais com as unhas do que os homens, fazendo tratamentos e cuidando com maior frequência, porém todos devem ficar atentos. As variações são preocupantes para ambos os sexos.
Pensando nisso, separamos algumas características que você deve ficar atento:

  • Doenças do Rim : Unhas Brancas na Metade e outra metade é Vermelha,
  • Doenças do Pulmão : Unhas Amareladas com Espessamento e crescimento lento
  • Doenças do Fígado : Unhas Brancas
  • Diabetes : Unhas Amareladas e com Discreta Coloração Arroxeada na Base.
  • Anemia: unhas pálidas
  • Demora no retorno da cor rosada após apertar a unha: isso pode indicar circulação sangüínea menor ou mais lenta.
  • Manchas brancas: resultado de ferimentos na unha e não tem relação com zinco ou outro tipo de deficiência alimentar, como acreditam algumas pessoas.
  • Linhas de beau: essas depressões ocorrem após um evento traumático, como uma febre alta. Você pode ser até capaz de determinar há quanto tempo o evento ocorreu pela extensão da unha e a taxa em que ela cresce.
  • Unhas deformadas: as unhas têm o mesmo formato que a parte de trás de uma colher. Uma deformação pode indicar doença cardiopulmonar ou asma.
  • Unhas côncavas: essas unhas inclinam-se para dentro e podem indicar certos tipos de anemia ou ferimentos.
  • Unhas furadas: - manchas parecidas com furos podem significar psoríase.

Dicas para manter as unhas saudáveis
Mantenha suas unhas sempre limpas, lavando-as com sabão e escovinhas;
Um dia antes de ir à manicure, retire o esmalte e hidrate a unha e a cutícula;
Tenha o seu próprio kit para levar à manicure para evitar contaminações;
Higienize o seu material escovando com sabão e passe em água corrente, seque com papel toalha e limpe com álcool;
Descarte a lixa após o uso

Um abraço,

Equipe Cristiane Brasil