quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prepare-se para o verão



A estação mais quente do ano está chegando e nós, cariocas, privilegiados por termos praia e natureza, estamos na expectativa! Porém, neste período do ano a atenção deve ser redobrada, pois com o sol forte e a maior frequência de exposição, devemos tomar os devidos cuidados com a pele.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você se proteger e aproveitar o verão da melhor maneira.

Creme, gel ou spray?
Os filtros solares se apresentam em três versões: creme, gel ou spray, que você pode escolher de acordo com o seu perfil. O creme é mais eficaz, porém mais oleoso. Em relação ao filtro em gel, é preciso aplicá-lo de forma delicada. Esta é a opção menos oleoso, ideal para o rosto. Já o spray, é mais prático, mas mais difícil de mensurar a quantidade.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que cremes e géis devem ser aplicados de acordo com a medida de seis colheres de chá para o corpo todo: uma para o tronco, uma para as costas, uma para cada perna, ½ colher para cada braço e ½ colher para o rosto.

Fator de proteção solar, o FPS
Há pouca diferença no potencial de proteção UV entre os fatores de proteção solar. O filtro FPS 15, por exemplo, protege contra 93,3% dos raios UV-B, enquanto o fator 30 barra 96,7%. A diferença está no tempo de proteção, quanto maior o FPS, maior o tempo que protege.

Mas como escolher o FPS? A regra é simples: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o fator. As pessoas de pele escura não devem usar um filtro solar com fator menor do que 15 para evitar o envelhecimento acelerado provocado pelos raios de UV.

Cuidados especiais
- Lembre-se de se hidratar com frequência nos dias quentes.
- Não deixe de passar o filtro solar diariamente, mesmo quando não está na praia ou na piscina.
- Bonés e óculos escuros também contribuem para minimizar os efeitos do sol.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Fonte: IG

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Terceira idade é um novo mercado para o setor turístico




O crescimento populacional mundial criou oportunidades para diversos setores, entre eles o turístico. Com o aumento da qualidade e da expectativa de vida, a terceira idade passou a viajar mais, seja para lugares do Brasil ou internacionais, impulsionando a economia e o setor de turismo e hotelaria.

O segmento no nosso país está em desenvolvimento, porém, na Europa, de cada seis turistas, um já passou dos 60 anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, os destinos mais procurados em nosso país são Salvador, Florianópolis, Rio de Janeiro (é claro!) e São Paulo. 

Já programou o seu próximo passeio? Veja algumas dicas para se programar:

-Aproveite para viajar na baixa temporada, quando os preços são mais baixos.
-Procure excursões. Além de ter companhia, você ainda pode fazer novas amizades.
-Não preencha todos os dias da viagem com atrações. Assim você pode aproveitar melhor cada uma das atividades.
- Antes de viajar, procure seu médico para que ele avalie o seu estado de saúde. Não se esqueça de levar os seus remédios!
- Cuidado com as opções gastronômicas que contém ingredientes que você não está acostumado. Alimente-se de forma leve, coma saladas e frutas e beba muita água.
- Leve apenas o necessário na mala! Excesso de bagagem pode prejudicar a viagem.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bons relacionamentos prolongam a vida, diz estudo




O segredo para viver eternamente ainda não foi descoberto, mas estudos já indicam o caminho para viver mais e melhor. Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos desde 1940, a chave para ter uma vida longa pode ser somente remédios e avanços na medicina. Relacionamentos fortes envolvendo família, bons amigos e cachorros contribuem para que possamos viver ainda mais.

Há 70 anos, pesquisadores da escola de medicina de Harvard, acompanham 200 americanos jovens, brancos e saudáveis e fazem uma análise a cada dois anos sobre o estado de saúde de cada um. Os dados mostraram que apenas quatro dos 31 homens do inicio do estudo que ficaram solteiros ainda estão vivos. Entretanto, entre os que tiveram algum relacionamento ao longo da vida, como o casamento, boa relação com amigos ou um cachorro, mais de um terço sobreviveu.

Cada dia mais temos a confirmação os bons relacionamentos são essenciais na nossa vida. Por isso é importante estreitar os laços com quem amamos!

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Fonte: O Dia

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes

 
O dia 14 de novembro é considerado Dia Mundial do Diabetes. Nesta data, é realizada uma campanha, que permanece ao longo do mês, com o objetivo de reforçar a importância do conhecimento sobre a doença bem como promover os programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle. Além disso, a Sociedade Brasileira de Diabetes defende mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades.

O diabetes pode surgir de duas formas. A doença do tipo 1 aparece de forma repentina e os sintomas mais comuns são: Sede excessiva;, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração e vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Os motivos para o surgimento do diabetes tipo 1 não são claros, mas, no geral, surge em pessoas com menos de 35 anos (o que não é uma regra, podendo aparecer em qualquer idade). Entretanto, os mesmos sintomas descritos, podem ocorrer em pacientes com diabetes tipo 2, mas, geralmente, são menos evidentes. Quando a doença se manifesta em crianças, por exemplo, os sintomas podem não aparecer.


As pessoas diagnosticadas com diabetes precisam tomar cuidados para o resto da vida, mudando a sua vida e da sua família. A rotina de um paciente diabético inclui medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, o apoio psicológico é fundamental.

Segundo as orientações médicas e vivendo de forma adequada a sua condição, a pessoa diabética tem uma vida normal. É preciso ter consciência da necessidade e importância do tratamento, que implica em uma mudança de atitude e de hábitos, caso contrário, a doença pode trazer complicações graves.

Cuide-se!!

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Atividades físicas são importantes no combate a demência



Mais uma vez, uma pesquisa comprova que a rotina de exercícios é benéfica para pacientes com risco de desenvolver demência. De acordo com a análise realizada nos Estados Unidos, praticar atividades físicas durante 90 minutos por semana reduz o risco de problemas vasculares relacionados à doença em 40% dos casos e com prejuízo nas habilidades do cérebro em 60%.

A demência surge em consequência de problemas no envio de sangue ao cérebro e é a doença mais comum na terceira idade, depois do Mal de Alzheimer. Segundo a pesquisa, as pessoas que estão no grupo de risco, como diabéticos e hipertensos, têm ainda mais necessidade de incluir exercícios no dia-a-dia. Experimente fazer aulas de ginástica, caminhadas ou andar de bicicleta para manter a saúde e prevenir doenças!

Além das atividades físicas, também é importante manter o cérebro ativo com palavras-cruzadas, jogando cartas ou trabalhando no computador. Esta também é uma forma de prevenção da demência! Corpo e mente ativos!

Um abraço,

Equipe Cristiane Brasil

Fonte: Coisa de Velho

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Quatro hábitos saudáveis contribuem para o envelhecimento bem-sucedido



Uma pesquisa realizada na Inglaterra durante 16 anos revelou que quatro hábitos saudáveis praticados durante a meia idade podem contribuir para um envelhecimento bem sucedido. Os estudiosos analisaram 5.100 homens e mulheres, entre 42 e 63 anos, para chegar à conclusão.

Os dados mostraram que consumir álcool moderadamente, comer frutas e legumes regularmente, não fumar e praticar exercícios fazem a diferença. Entende-se envelhecimento bem sucedido como “manutenção da mobilidade, da função pulmonar, da saúde mental, do pensamento e das habilidades de memória, assim como não ter doenças crônicas (diabetes, câncer, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral) ou deficiências com 60 anos ou mais”. Já as pessoas classificadas na categoria envelhecimento normal, apresentavam doenças crônicas, condição física reduzida e saúde mental prejudicada.

Portanto, quanto maior o número de comportamentos saudáveis durante a meia-idade, maior o benefício para a pessoa na terceira idade. Hábitos simples, mas que fazem diferença no bem estar e qualidade de vida.

Que tal mudar seus hábitos?

Um abraço,
Cristiane Brasil

Fonte:IG




segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Você cuida bem da sua coluna?



Você tem dores nas costas com frequência? Tem cuidado com a posição em que trabalha ou se exercita? Na maioria das vezes, as dores surgem em decorrência de posições inadequadas em diferentes situações do dia-a-dia. Confira as imagens e entenda a forma correta de se movimentar no cotidiano e cuide da saúde da sua coluna!

Fonte: IG

Um abraço,

Equipe Cristiane Brasil