quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Você sabe identificar o tipo de dor nas suas articulações?
Saber diferenciar a origem da dor nas articulações pode contribuir – e muito- para a direcionar o tratamento adequado. Independentemente da doença, a consulta ao médico é necessária para obter ajuda profissional caso a dor se prolongue por mais de três semanas.
Para fortalecer os músculos que sustentam as articulações, é importante praticar exercícios e cuidar da postura. Se manter em posições que sobrecarregam as articulações por um longo período de tempo é prejudicial, pois força o membro, aumentando a dor. Em fases mais críticas das dores, os médicos recomendam o uso de gelo, que funciona como analgésico.
Entenda as características de cada doença:
Reumatismo: Ao contrario do que muitos pensam, não é exclusiva da terceira idade. A doença tem mais de 100 variações que podem surgir em todos os períodos da vida. Além disso, o reumatismo pode atingir todas as estruturas ligadas às articulações como tendões, ligamentos, músculos, cápsulas e bursas.
Tendinite: É uma inflamação no tendão gerada, na maioria das vezes, por uma sobrecarga nesta região. Ela surge em membros como ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos e tornozelos.
Bursite: Esta também é uma inflamação, mas na bursa, que fica entre o tendão e o osso. A dor é pontual e pode variar entre pontadas e queimação.
Atrite: É uma inflamação que costuma ocorrer nas duas mãos, nos dois pés, nos dois joelhos ou nos punhos. A dor é constante, podendo gerar pontadas e deixar o local quente. A doença limita os movimentos. Se a duração da dor, sem qualquer cuidado médico, for maior do que três meses, a pessoa pode ter a articulação prejudicada, deformada ou ter dificuldades de realizar tarefas.
Artrose: É o desgaste das articulações, sendo mais comum nos joelhos, mãos e coluna. Uma vez degradadas, elas não se regeneram. Em muitos casos, a cartilagem fica fina, diminuindo a capacidade de amortecimento de impactos. Para prevenir a artrose, é preciso fortalecer o músculo. O tratamento é feito à base de ácido hialurônico na região prejudicada para diminuir a inflamação e lubrificar a articulação.
Gota: A doença é provocada pelo excesso de ácido úrico no sangue. As dores surgem de uma hora para outra de forma intensa, o local fica vermelho, inchado e quente. A dor costuma durar entre 3 e 7 dias. O tratamento consiste na alimentação correta e o controle do ácido úrico. É preciso ficar atento, pois , se não tratada, a gota pode deformar as articulações e causar uma artrose secundária. O controle da doença é para o resto da vida e, quem segue corretamente, dificilmente tem crises.
Equipe Cristiane Brasil
Fonte: Bem Estar – G1
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
A terceira idade e a internet
A terceira idade está cada vez mais conectada. Mesmo com as
dificuldades apresentadas por este novo universo, o público idoso está
aprendendo a navegar na internet, trocar e-mails e entrar nas redes sociais.
A disposição dos idosos é grande e há sempre muita força de
vontade para aprender. Desta forma, os interessados se inserem no momento atual
do mundo, conectando-se com diversas partes do planeta e encurtando as
distâncias, tornando aquele “bicho de sete cabeças” em algo fácil de manusear.
De acordo com dados de todo o Brasil, os internautas idosos
são compostos de homens e mulheres com renda média de R$3.000 – maior do que a
média dos internautas em geral. Destes, 78% têm casa própria e 35% estiveram no
exterior, pelo menos, três vezes desde 2010.
As estatísticas mostram ainda que os homens usam mais o
computador do que as mulheres nesta faixa etária. Os motivos mais comuns para
navegar na rede são para acessar notícias, sites de bancos e de viagens.
Pode parecer fácil pra os jovens, mas entrar no universo
online é um desafio para a terceira idade. O medo e a falta de intimidade com a
ferramenta são barreiras que precisam ser ultrapassadas com calma e paciência
através de instruções para construir um aprendizado.
Impotentes diante da máquina, os idosos sempre recorrem à
ajuda dos jovens quando precisam do computador, da internet. Por isso fica aqui
a nossa dica: que tal ajudar seu pai/ mãe, avó/avó a se conectar? Será uma ótima chance de estimulá-lo a aprender
sempre mais!
Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Hidratação deve ser redobrada em dias quentes
Devemos manter nosso corpo hidratado diariamente, ingerindo dois litros de água por dia. Porém em dias muito quentes a atenção deve ser redobrada, pois o nosso organismo tende a perder mais líquido, seja pelo suor dos exercícios ou naturalmente.
Por isso a preocupação com a reposição deve ser ainda maior. Além de beber a quantidade recomendada de água, outras fontes de líquidos devem ser consumidas como frutas, sucos naturais e água de coco.
Por outro lado, há alimentos e bebidas que devem ser evitados em dias quentes, pois contribuem para a desidratação. O álcool, por exemplo, utiliza a água para a metabolização, retirando do líquido que utilizamos para hidratar o nosso organismo. Em relação aos refrigerantes, a alta quantidade de química inspira cuidados sobre a quantidade ingerida.
Os cuidados também devem ser tomados na hora de se alimentar. Durante os dias quentes, diminua a ingestão de alimentos gordurosos, já que a digestão é mais difícil, exigindo do corpo um maior gasto de energia para digeri-los, dando a sensação de cansaço.
Tome os devidos cuidados com a saúde e aproveite o melhor do sol! Use roupas leves, evite os horários de pico, hidrate-se bem e alimente-se de forma adequada. E não esqueça do filtro solar!
Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Hospital britânico recria ambientes dos anos 50 para pacientes com Alzheimer
O blog da Cristiane Brasil de hoje vai contar sobre uma
ideia diferente de duas clínicas britânicas que tratam de pacientes com
Alzheimer. Eles recriaram um ambiente típico dos anos 1950 com o objetivo de
reativar a memória dos portadores da doença.
Os idealizadores pretendem fazer com que as pessoas se
sintam mais confortáveis e sejam capazes de recordar momentos de sua história,
já que a memória recente fica afetada pelo mal. Um grupo de arquitetos foi
responsável por estudar imagens da época e reproduzi-las de forma semelhante na
"Memory Lane" -Travessa da
Memória, em inglês.O local conta com estabelecimentos reais nos quais os
pacientes podem escolher bolos frescos em uma doceria e tomar cerveja, chá ou
café em um Pub.
Alguns estudos demonstram que falar sobre o passado faz bem
para a memória. Uma pesquisa feita com pessoas que apresentavam quadro de
demência e que conversavam sobre os anos de guerra melhoravam a capacidade da
memória em até 12%.
Equipe Cristiane Brasil
Fonte: Bem Estar
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
A surdez na terceira idade
A taxa de surdez em pessoas com mais de 65 anos é de 20% de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Entre as alterações na audição, a mais frequente entre os idosos é a presbiacusia, caracterizada pela diminuição da escuta.
Com o tempo as células vão envelhecendo o que naturalmente contribui para a perda auditiva, porém outros fatores podem acelerar este processo. Um deles é o uso constante de aparelhos eletrônicos com sons altos. Além de prejudicar a audição, este hábito prejudica a qualidade de vida do idoso, interferindo em sua função cognitiva e no bem estar.
O diagnóstico da perda de audição é feito com base em exames clínicos e o tratamento pode ser feito com aparelhos auditivos ou cirurgias, dependendo dos casos. A prevenção é feita com a mudança de hábitos e cuidados simples: não fique exposto a sons altos, consulte seu médico, evite o uso de cotonetes e não introduza nada em seu ouvido.
Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Bons hábitos são essenciais durante a gravidez
O período mais delicado da gravidez vai até o 3º mês de gestação, quando o feto ainda está no início da sua formação. É neste momento que ocorre o maior número de abortos espontâneos devido a diferentes causas e problemas que podem comprometer a vida do bebê.
Maus hábitos dos pais como fumo, falta de exercícios, estresse, uso de drogas ou uso indevido de medicamentos comprometem a saúde da mãe e do filho, podendo gerar até infertilidade. Por isso, é importante cuidar da saúde antes mesmo da gravidez ocorrer. Uma mulher que se prepara para ser mãe deve tomar os devidos cuidados desde cedo para que seu filho se desenvolva saudável.
O primeiro passo é consultar seu ginecologista para avaliar sua saúde e seus hábitos. Ele vai aconselhá-la e orientá-la a fazer exames para verificar suas condições de gerar uma criança. É importante frisar que, durante nove meses e ao longo do período de amamentação, a mãe é a principal fonte de alimentos e nutrientes para o bebê. Tudo o que ela ingere, além dos seus hábitos e emoções são passados para o feto e influenciam em seu desenvolvimento.
Portanto cuide-se! Faça uma dieta balanceada, exercite-se e mantenha hábitos saudáveis e agradeça a Deus pela dádiva que é ser mãe!
Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Doenças digestivas são comuns em idosos
As doenças digestivas são comuns em todas as idades, porém apresentam mais riscos à população idosa. Este tipo de situação, se não tratada de forma correta, pode gerar sérias complicações e botar em risco a saúde do paciente. Entendemos como doenças digestivas as patologias do trato digestivo alto, que compreendem o esôfago, estômago e duodeno.
Gastrite, úlcera, “pedra na vesícula” ou colelitíase, constipação intestinal, diverticulites, hemorróidas e também os diversos tumores são exemplos de doenças que podem trazer problemas a pessoas da terceira idade. Muitas delas podem ser tratadas com medicamentos e dietas. Entretanto, em alguns casos, a cirurgia é a única saída.
Com o passar dos anos o corpo envelhece e os órgãos também sentem os reflexos do tempo, por isso não funcionam da mesma forma que antes. Mas como fazer para minimizar os problemas e evitar as doenças? Hábitos saudáveis e uma alimentação adequada são formas de fazer com que os efeitos da idade sejam menos sentidos.
Por isso cuide de você! Faça exercícios, alimente-se bem e invista na sua qualidade de vida!
Equipe Cristiane Brasil
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Número de eleitores idosos cresceu no Rio
O número de eleitores idosos cresceu 12% em relação a última eleição, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. Mesmo sem terem a obrigação de votar, os números apresentaram um crescimento considerável em relação às pessoas com mais de 70 anos: 11,63% a mais. O total de eleitores nesta faixa etária é de 551.701 cariocas.
O Rio de Janeiro conta, ainda, com 248.474 pessoas acima de 80 anos que podem votar nas eleições municipais. Este número representa pouco mais de 5% do colégio eleitoral da cidade. Em relação as zonas eleitorais, a maior concentração de idosos está em Copacabana, nas 5ª, 18ª, 205ª, 206ª e 252ª.
Os dados acima mostram que os eleitores idosos têm consciência da importância do voto e não abrem mão de exercer sua cidadania. Este é um direito adquirido pela população através de muitas lutas e é um dever nosso saber utilizá-lo de forma coerente e livre.
Por isso, no dia 7 de outubro, vá até as urnas e expresse sua opinião! O seu voto é importante e o seu representante estará no poder pelos próximos quatro anos. É preciso votar com responsabilidade, seguindo suas convicções e buscando uma cidade cada vez melhor!
E tenha a certeza: Cristane Brasil já fez e fará muito mais pela terceira idade! Quer um Rio de bem com a vida? O número certo é: 14123!
Vote e faça a diferença!
Equipe Cristiane Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)